Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-11-2007

Urso que virou atração por fumar e beber cerveja é salvo
Na Romênia, o urso foi mantido em cativeiro durante quatro anos pelos monges. Martinica virou atração turística por fumar e beber
Urso que virou atração por fumar e beber cerveja é salvo
Foto: http://sweet.ua.pt

O urso Martinica, que vivia em condições impróprias no mosteiro ortodoxo de Cotmeana, na Romênia, e que virou atração turística por fumar e beber cerveja oferecida pelos visitantes, foi salvo por uma associação de direitos dos animais.

A presidente da organização Milhões de Amigos, Cristina Lapis, disse ao jornal "Adevarul" que o urso foi mantido em cativeiro durante quatro anos pelos monges e que seu estado era "terrível".

"O animal estava trancado em uma jaula de vários metros quadrados e quando chovia ficava na lama", ressaltou.

A ativista afirma que Martinica foi ensinado a beber cerveja e a fumar pelos turistas que se divertiam desta forma, diante dos olhares indiferentes dos empregados da Igreja, que ficavam felizes porque o urso atraía visitantes.

Após uma tentativa inicial de libertar o animal que acabou fracassando devido à oposição dos monges, os membros da associação, com a ajuda da Guarda do Meio Ambiente de Arges, conseguiram levar Martinica.

O animal agora se encontra na reserva Liberty de Zarnesti, na região do sul dos Cárpatos, com outros 29 ursos. Ele foi castrado, operação registrada pelo canal "Animal Planet".

Cristina Lapis disse que o "pobre animal foi salvo", mas não se sabe se Martinica preferiria ser fumante e bêbado ou ser castrado.

Urso que virou atração por fumar e beber cerveja é salvo por ativistas. Na Romênia, o urso foi mantido em cativeiro durante quatro anos pelos monges. Martinica virou atração turística por fumar e beber cerveja oferecida pelos visitantes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir