Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-11-2007

Law Kin Chong é detido pela PF em São Paulo
Empresário chinês é acusado de contrabando e descaminho.Prisão ocorreu por volta das 15h na casa do empresário, no Morumbi
Law Kin Chong é detido pela PF em São Paulo
Foto: Marcelo Gutierres/G1

O empresário chinês Law Kin Chong foi detido pela Polícia Federal em sua residência no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 15h desta quarta-feira (14). Segundo policiais que realizam a ação, ele foi preso em flagrante pelos crimes de contrabando e descaminho.

A Polícia Federal anunciou para a tarde desta quinta-feira (14) uma coletiva para falar sobre a prisão do empresário.

Fora de São Paulo
Pela manhã, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), havia vistoriado o novo empreendimento de Chong na capital. No local, "expulsou" o chinês da capital. "O senhor é um bandido senhor Law. Sai fora da cidade de São Paulo. Se não sair por bem, vai sair no camburão", disse o prefeito, em meio a dezenas de blusas, bolsas, bonés e relógios contrabandeados.

Os objetos estavam guardados em uma das lojas do prédio do Shopping Pari, empreendimento de Chong na região central da cidade, onde ele também tem o Shopping 25 de Março. A sala teve de ser arrombada para a entrada dos policiais.

Com previsão de abrigar 1,2 mil barracas e 400 lojas em 30 mil metros quadrados, o centro comercial tinha previsão de inauguração até o fim de novembro. "Enquanto eu for prefeito, este shopping aqui não abre", completou Kassab.

O prefeito chegou ao Shopping Pari por volta das 10h. Desde o início do dia, o subprefeito da Mooca, Eduardo Odloak, os secretários municipal de Habitação, Orlando Almeida, e de Transportes, Alexandre de Moraes, e promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), estavam no prédio para uma operação de fiscalização que contou com apoio de policiais militares e do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Por causa das irregularidades encontradas na obra, a subprefeitura multou a Calinda Administração e Participação Ltda, de Law Kin Chong, em R$ 2.436.448. O advogado da empresa, Aldo Bonametti, disse que vai recorrer.

A Polícia Federal foi chamada mais tarde. No local, foram encontrados, segundo Kassab, objetos contrabandeados suficientes para encher 100 caminhões.

No fim da manhã, o prédio foi lacrado pela prefeitura. Do lado de fora, algumas pessoas que já haviam pago por um lugar dentro do shopping esperavam orientações. "Todo mundo que ia entrar aí estava abrindo firma para legalizar", afirmou o camelô José Samuel Batista, de 30 anos. "Vou ser obrigado a cancelar e continuar na rua".

O ambulante José Carlos Queiroz, de 41 anos, já contava os prejuízos. "Paguei R$ 1.600 pelo box e a banca", dizia. Ele queria saber o que fazer para recuperar o dinheiro. "Aí é um problema particular. Eles vão ter que procurar s direitos deles na justiça", disse o subprefeito Odloak.

Os advogados de Law não quiseram comentar as declarações de Kassab. Eles dizem que o cliente sente-se perseguido. "Imagine se isso daqui não fosse do Law Kin Chog. Quantos repórteres haveria aí na porta?", disse. "Mas faz parte", conformava-se.

Law Kin Chong é detido pela PF em São Paulo. Empresário chinês é acusado de contrabando e descaminho. Prisão ocorreu por volta das 15h na casa do empresário, no Morumbi.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir