Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 15-11-2007

Terremoto no Chile deixou 2 mortos e 4 mil desabrigados
Tremor de 7,7 graus abalou o norte do Chile e foi sentido até no Brasil. Ao menos 45 pessoas ficaram feridas.
Terremoto no Chile deixou 2 mortos e 4 mil desabrigados
Foto: http://g1.globo.com

O forte terremoto de 7,7 graus Richter que abalou o norte do Chile nesta quarta-feira (14) deixou pelo menos dois mortos, 45 feridos e 4 mil desabrigados, informaram as autoridades.

"Há duas pessoas falecidas, ambas são mulheres", disse a diretora do Escritório Nacional de Emergências do Ministério do Interior (Onemi), Carmen Fernández.

Fernández informou que as mulheres morreram na pequena cidade de Tocopilla - 1.632 km ao norte de Santiago e perto do epicentro do tremor - "por lesões diretas", ligadas ao sismo. As vítimas foram identificadas como Leontina Espejo, de 88 anos, e Olga Petronila Ortiz, de 54, soterradas em desabamentos.

A diretora revelou ainda que cerca de 50 trabalhadores ficaram isolados em um túnel entre Tocopilla e Iquique que desabou, mas destacou que todos estão a salvo e aguardam por resgate.

O Instituto de Sismologia da Universidade do Chile localizou o epicentro do tremor, ocorrido às 12h43 local (13h43 de Brasília), no Deserto do Atacama, a 35 quilômetros ao leste da cidade de Tocopilla e cerca de 1.500 quilômetros de Santiago.

O epicentro aconteceu a 59 quilômetros de profundidade, disse o órgão, com uma duração de 40 segundos.

O tremor, que abalou desde a fronteira com o Peru até a região metropolitana de Santiago, no centro do país, gerou pânico na população.

O governo se reuniu imediatamente para analisar a situação e foi anunciada a viagem do ministro do Interior à região, Belisario Velasco, além do envio de um avião com a primeira ajuda às áreas afetadas.

Velasco adiantou aos jornalistas que a maioria dos feridos correspondem às localidades de Tocopilla e María Elena, ambas na região de Antofagasta.

Estragos
O terremoto deixou estradas interditadas por causa do desprendimento de rochas e interrupções do serviço telefônico e elétrico em algumas cidades do norte do país, segundo o Escritório Nacional de Emergência.

Segundo o especialista do Serviço Sismológico da Universidade do Chile, Carlos Aranda, este tipo de tremor em geral é desastroso, mas, dados o lugar e a profundidade, só foram afetadas casas muito antigas.

Em Arica, Iquique e Huara o tremor atingiu uma intensidade de 6 graus na escala internacional de Mercalli, que vai de 1 a 12, enquanto em Antofagasta e Tocopilla, a 1.346 quilômetros de Santiago, o tremor chegou oito graus na mesma escala.

Em Antofagasta e Calama, a 150 quilômetros de distância, aconteceu corte total de energia e de telefone.

Além disso, o aeroporto de Antofagasta foi fechado preventivamente e vários prédios foram evacuados, de acordo com relatos das rádios locais.

Em Tocopilla, segundo as forças de segurança, foram reportados alguns feridos, enquanto 30% das antigas casas de adobe apresentam risco de desabamento.

"As casas em María Elena e em Quillagua (em Tocopilla) são em sua maioria de adobe com reboco de cimento, por isso que 70% dos imóveis sofreram muitos danos", disse o prefeito.

Na cidade de Antofagasta, o terremoto causou cortes de energia elétrica, desabamentos, o colapso das comunicações e a queda de uma enorme marquise do Hotel Radisson, que achatou dois automóveis, mas sem feridos.

O diretor regional de Emergências de Antofagasta, Hernán Vargas, descartou "absolutamente" a possibilidade de um tsunami, porque o epicentro foi afastado do litoral.

Terremoto no Chile deixou 2 mortos e 4 mil desabrigados. Tremor de 7,7 graus abalou o norte do Chile e foi sentido até no Brasil. Ao menos 45 pessoas ficaram feridas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir