Categoria Policia  Noticia Atualizada em 15-11-2007

Vídeo mostra imigrante sendo morto por choque no Canadá
Autoridades no Canadá divulgaram um vídeo que mostra os últimos momentos de um imigrante que morreu em um aeroporto
Vídeo mostra imigrante sendo morto por choque no Canadá
Foto: http://www.estadao.com.br

- Autoridades no Canadá divulgaram um vídeo que mostra os últimos momentos de um imigrante que morreu em um aeroporto depois de ser atingido por um taser, uma arma que dispara choques elétricos, operada por policias. O polonês Robert Dziekanski, de 40 anos, tinha acabado de chegar ao aeroporto internacional de Vancouver, vindo de sua terra natal na tentativa de emigrar para o Canadá, quando se envolveu em um incidente com policiais.

A rede de TV canadense CBC, principal canal de televisão do país, divulgou o vídeo do incidente, filmado por um passageiro que se encontrava nas proximidades. O incidente está sendo investigado pela polícia, representantes do aeroporto e por um legista.

O vídeo mostra Dziekanski, agitado, no setor de alfândega, antes do aparecimento da polícia. Ele aparece respirando e suando em profusão, andando de um lado para o outro e atraindo a atenção das autoridades alfandegárias. Pouco depois ele joga objetos ao chão e lança uma mesa dobrável sobre um janela de vidro. As imagens mostram a aproximação dos policiais e o momento em que os oficiais usam a arma de choques elétricos contra o imigrante.

As imagens mostram ainda Dziekanski caindo no chão, aos gritos e sofrendo convulsões. Os policiais então disparam a arma novamente, imobilizando a vítima. Momentos depois, uma voz grita "código vermelho", alertando para uma emergência médica. Ele foi pronunciado morto no local pelas equipes de emergência. A autópsia não encontrou sinais de drogas ou álcool no corpo da vítima.

Segundo a CBC, Robert Dziekanski chegou ao Canadá por volta das 4 horas da tarde (horário local). Ainda não se sabe porquê o imigrante saiu da alfândega apenas depois da meia-noite. O polonês vinha da Europa para morar no Canadá com a mãe, residente na província de British Columbia. Um porta-voz da polícia canadense, Dale Carr, disse que "o vídeo é apenas uma das provas do caso e o público deve esperar pelos resultados da investigação".

O caso causou grande discussão no Canadá sobre o uso de tasers. As armas emitem descargas de Ondas T, que paralisam o atingido, interrompendo a comunicação do cérebro com o corpo. Apesar de consideradas não-letais, a arma já causou pelo menos 18 mortes no Canadá desde 2003, segundo a CBC. Segundo um relatório da Anistia Internacional de 2004, mais de 70 pessoas já foram mortas nos Estados Unidos adepois de tingidas por um taser.

Vídeo mostra imigrante sendo morto por choque no Canadá. Polonês morre depois de incidente com policiais em aeroporto

Fonte: http://www.estadao.com.br
 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir