Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-11-2007

Fidel critica Zapatero e volta a defender Chávez
O ditador cubano voltou a escrever defendendo o presidente venezuelano.
Fidel critica Zapatero e volta a defender Chávez
Foto: http://atuleirus.weblog.com.pt

O ditador cubano, Fidel Castro, diz considerar que o discurso do presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, dirigido ao governante venezuelano, Hugo Chávez, na XVII Cúpula Ibero-Americana, foi "invertebrado e inoportuno".

Em um novo artigo publicado nesta sexta-feira (16) na imprensa oficial cubana, Fidel falou sobre o discurso "invertebrado e inoportuno de Zapatero, no qual defendeu José María Aznar (ex-presidente do Governo espanhol) e a ordem abrupta do rei da Espanha".

"Esses elementos forneceram provas da conduta e dos métodos genocidas do império, seus cúmplices e as anestesiadas vítimas do terceiro mundo", acrescenta o líder cubano, em sua terceira alusão à discussão entre o rei Juan Carlos e Chávez, no encerramento da Cúpula Ibero-Americana.

O incidente entre o rei e Chávez aconteceu quando Rodríguez Zapatero pediu a palavra para defender seu antecessor, José María Aznar, das críticas de Chávez.

Perante as interrupções constantes do presidente venezuelano ao discurso de Rodríguez Zapatero, o rei Juan Carlos pediu ao governante venezuelano que se calasse.

A questão se tornou polêmica e virou moda também em ironias da internet, com várias paródias.

Waterloo ideológico
Fidel assinala em seu artigo que, "naquele ambiente tenso brilhou a inteligência e a capacidade dialética de Chávez", e afirma que o presidente venezuelano, por motivos técnicos, "nem sequer pôde ouvir com precisão o que o rei disse".

Ele fala também sobre a resposta que o governante sul-americano diz ter recebido de Aznar após perguntar-lhe pela sorte dos povos pobres como o do Haiti: "Esses se f...", teria dito o ex-presidente do Governo espanhol.

"Conheço bem o líder bolivariano: jamais esquece as frases que escuta diretamente de seus interlocutores", afirma Castro, de 81 anos e convalescente desde julho do ano passado, de uma doença intestinal que lhe obrigou a delegar seus poderes para seu irmão Raúl.

Em outro comentário, publicado na última terça-feira, Castro qualificou o incidente de "Waterloo ideológico", expressão que volta a utilizar hoje no título de seu artigo.

No artigo de terça-feira, Castro advertia ainda que Chávez poderia ser assassinado, e afirmava que "era preciso seguir lutando e correndo riscos, mas não jogar todos os dias em uma roleta russa".

Fidel critica Zapatero e volta a defender Chávez. O ditador cubano voltou a escrever defendendo o presidente venezuelano. Na semana passada, Chávez foi mandado calar a boca pelo rei da Espanha.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir