Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-11-2007

Oposição prepara repúdio a Lula por defesa de Chávez
Iniciativa visa repudiar apoio do presidente Lula ao colega venezuelano.
Oposição prepara repúdio a Lula por defesa de Chávez
Foto: www.galizacig.com

A oposição prepara um ato de apoio ao rei da Espanha, Juan Carlos, numa tentativa de repudiar a defesa feita pelo presidente Lula ao colega venezuelano, Hugo Chavéz. A manifestação deve ser feita na sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado na próxima semana.

"O presidente Lula precipitou-se a entrar nessa disputa real. Eu acho que nós temos ligações com a Venezuela e com a Espanha. Nós não temos por que entrar numa questão que envolve não só a Espanha isoladamente, mas toda a União Européia. O silêncio do Brasil nesse caso seria melhor", disse o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão.

Fortes pretende colocar em votação uma moção de aplauso, apresentada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), à atitude do rei espanhol na sessão da Cúpula Ibero-Americana, em Santiago do Chile.

Durante o encontro, Juan Carlos disse para Chávez se calar por conta das críticas do venezuelano ao ex-premiê da Espanha José Maria Aznar de fascista. Lula minimizou o mal-estar dizendo que Chávez não exagerou. E fez uma defesa da democracia venezuelana.

"Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa. Inventa uma coisa para criticar o Chávez. Agora, por falta de democracia na Venezuela, não é", disse o presidente Lula

Repúdio do DEM
O presidente DEM, Rodrigo Maia, divulgou em nota à imprensa que o partido considera a atitude do presidente Lula de defender o colega Hugo Chávez "a mais grave ameaça à democracia brasileira" feita desde que o presidente assumiu o mandato.

Segundo Rodrigo Maia, o DEM repudia a aliança entre o Lula e Hugo Chávez. O presidente do partido avaliou que um pacto entre os dois governos poderia criar brechas para uma emenda constitucional que permitisse o terceiro mandato do presidente da República.

Na nota, Maia afirma que o partido se posicionará contrário a qualquer tentativa de alterações no prazo de mandato do presidente Lula, encarando possíveis propostas na área como "tentativas de golpe de Estado para extinguir a Democracia e o Estado de Direito com o objetivo de instalar uma ditadura no Brasil".

Além disso, o DEM reafirmou seu posicionamento contrário ao ingresso da Venezuela no Mercosul, justificando que para um país pertencer ao grupo deve prezar a democracia. Segundo Rodrigo Maia,"o ditador Hugo Chávez subtraiu do seu País e do seu povo".

Oposição prepara repúdio a Lula por defesa de Chávez. Comissão do Senado deve aprovar moção de apoio ao rei Juan Carlos. Iniciativa visa repudiar apoio do presidente Lula ao colega venezuelano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir