Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 16-11-2007

Fotos de mortos do 'Sidr' em Bangladesh. Confira
Ag�ncia de not�cias local diz que contagem j� passa dos 1.100 mortos.veja
Fotos de mortos do 'Sidr' em Bangladesh. Confira
Foto: http://g1.globo.com

A Organiza��o das Na��es Unidas informou que as informa��es preliminares de Bangladesh indicam que o violento ciclone "Sidr" causou cerca de 1.000 mortes e estragos "extremamente graves" ao passar pelo pa�s asi�tico.

O subsecret�rio-geral da ONU para Assuntos Humanit�rios, John Holmes, explicou nesta sexta-feira (16) que a organiza��o separou "milh�es de d�lares" de seu fundo de emerg�ncias para responder �s conseq��ncias da tempestade.

A magnitude exata do "Sidr" avalia-se junto ao Governo de Bangladesh. A contagem de v�timas mais recente eleva o n�mero de mortos para cerca de 1.000, afirmou Holmes.

"Foi um acontecimento grave, e ainda n�o sabemos qual vai ser o saldo de v�timas", avaliou.

Pelo menos 20.000 casas ficaram danificadas e at� 30.000 fam�lias se est�o desabrigadas. N�meros da ONU indicam ainda que 150 barcos de pesca est�o desaparecidos.

"Devido � falta de eletricidade e �s dificuldades nas comunica��es em grande parte do pa�s, as estimativas s�o muito preliminares e n�o se pode dizer que temos uma id�ia de quanto ser� o saldo de mortos. Mas o que � certo � que ele cresce � medida que chega informa��o das zonas mais remotas", declarou Holmes.

Segundo uma contagem independente realizada por rep�rteres da ag�ncia de not�cias local "United News of Bangladesh" espalhados por todo o pa�s, a passagem do ciclone j� deixou mais de 1.100 mortos.

Oficiais do governo e funcion�rios do Crescente Vermelho j� confirmam a morte de pelo menos 587 pessoas.

Segundo a Associated press, a contagem independente da ag�ncia aconteceu em cada uma das regi�es afetadas pelo ciclone.

Os n�meros do governo ainda apontam menos v�timas, mas a contagem da "United News of Bangladesh" � considerada mais r�pida que a oficial porque a ag�ncia tem rep�rteres espalhados por v�rias regi�es do pa�s.

Segundo a AP, o pr�prio governo j� admitiu ter dificuldades em fazer uma contagem r�pida e correta do n�mero total de mortos.

A rede de TV CNN diz haver pelo menos 3.000 pescadores desaparecidos.

Segundo a ag�ncia Reuters, o n�mero de mortos ainda pode subir muito, visto que algumas das regi�es afetadas ficam isoladas e podem n�o ter recebido nenhuma forma de socorro at� o momento.

Registrou o ciclone em Bangladesh? Envie not�cias, fotos e v�deos ao VC no G1

O ciclone tropical, nomeado como "Sidr", foi um dos mais fortes a atingir a �sia nos �ltimos anos. Com ventos de at� 240 km/h e muita chuva, "Sidr" causou tamb�m inunda��es e muitos estragos.

V�rias regi�es est�o sem energia el�trica e o transporte rodovi�rio teve que ser suspenso. Os principais portos do pa�s permanecem fechados e mais de 600 mil pessoas tiveram que ser levadas para abrigos em �reas mais seguras.

Novas tempestades
Apesar do ciclone ter perdido for�a, os meteorologistas alertam para novas tempestades no norte do pa�s nos pr�ximos dias.

Segundo o escrit�rio do Programa de Prepara��o para Ciclones, mais de mil pessoas est�o desaparecidas no distrito de Barisal, no sul do pa�s, e as comunica��es com outros distritos continuam bloqueadas.

A maioria das v�timas fatais � de pessoas que se refugiaram em suas pequenas casas de bambu, insuficientes para proteg�-las do furac�o.

O ciclone atingiu o sul de Bangladesh na madrugada de quinta para sexta-feira, e depois se deslocou para o centro do pa�s, onde fica a capital, Daca.

O aeroporto internacional da capital suspendeu suas opera��es, enquanto o maior porto do pa�s, situado na cidade de Chittagong, tamb�m permanece fechado hoje.

As autoridades est�o agora preocupadas com o destino de dezenas de pequenas embarca��es que n�o conseguiram retornar � costa devido ao furac�o.

Hist�ria de destrui��o
Na mem�ria dos bengaleses ainda est� a imagem do ciclone que assolou o pa�s em 1991 e causou a morte de 150 mil pessoas, ap�s gerar uma onda de oito metros.

Segundo os c�lculos dos meteorologistas, nos �ltimos 125 anos o litoral de Bangladesh foi atingido por 80 grandes tempestades, que deixaram 2 milh�es de mortos e milh�es de desabrigados.

A passagem do ciclone por Bangladesh ocorre depois de o pa�s ter sido atingido, nos meses de julho e agosto, por graves inunda��es devido �s chuvas de mon��o, com a morte de cerca de 500 pessoas.

ONU estima que mortos do 'Sidr' em Bangladesh passam de 1.000. Contagem oficial do governo j� passa de 580 mortos. Ag�ncia de not�cias local diz que contagem j� passa dos 1.100 mortos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir