Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Bangladesh encontra mais 200 corpos em praias após ciclone
Mais de 3,2 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas.
Bangladesh encontra mais 200 corpos em praias após ciclone
Foto: http://g1.globo.com

Mais 200 corpos apareceram neste sábado (17) em várias áreas litorâneas de Bangladesh, depois da passagem do ciclone Sidr, que causou a morte de mais de 1.000 pessoas e a remoção de 3,2 milhões, informou a agência bengali "UNB". Os corpos apareceram nas zonas litorâneas de Dublarchar, Bagerhat e Sundarban, um abrigo natural que costuma receber pescadores durante tempestades.

A ONU reconheceu na noite de sexta-feira (16) cerca de mil mortos, um número inferior ao da apuração feita pela imprensa local.

Uma fonte do Ministério de Gestão de Desastres disse neste sábado para a agência de notícias "Efe" que a apuração oficial está em 884 mortos e um total ainda não determinado de desaparecidos, que segundo a "UNB" são "centenas". A imprensa local registra pelo menos 1.100 mortos.

As organizações de ajuda ainda esperam informações sobre o destino de mais de 100 embarcações que não puderam retornar ao porto devido ao ciclone.

O ciclone varreu a costa de Bangladesh, onde destruiu os cabos elétricos e derrubou árvores e casas construídas com folha-de-flandres e bambu.

Antes de se transformar em tempestade tropical, o ciclone provocou uma alta de cinco metros no oceano. Muitas áreas litorâneas ficaram inundadas. Centenas de milhares de pessoas perderam as suas casas.

As organizações de ajuda humanitária já trabalham nas áreas afetadas

História de destruição
Na memória dos bengaleses ainda está a imagem do ciclone que assolou o país em 1991 e causou a morte de 150 mil pessoas, após gerar uma onda de oito metros.

Segundo os cálculos dos meteorologistas, nos últimos 125 anos o litoral de Bangladesh foi atingido por 80 grandes tempestades, que deixaram 2 milhões de mortos e milhões de desabrigados.

A passagem do ciclone por Bangladesh ocorre depois de o país ter sido atingido, nos meses de julho e agosto, por graves inundações devido às chuvas de monção, com a morte de cerca de 500 pessoas.

Bangladesh encontra mais 200 corpos em praias após ciclone. Ciclone 'Sidr' já deixou mais de 1.000 mortos, segundo a ONU. Mais de 3,2 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir