Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Paquistão diz aos EUA que estado de exceção será mantido
Presidente do Paquistão fez afirmação ao número 2 da diplomacia americana.
Paquistão diz aos EUA que estado de exceção será mantido
Foto: www.maratimba.com

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, disse neste sábado (17) ao número dois da diplomacia americana, John Negroponte, que o estado de exceção no Paquistão continuará vigente até que a segurança melhore no país, informou um conselheiro presidencial.

O subsecretário de Estado dos Estados Unidos se encontrou com Musharraf e com alguns de seus assessores mais próximos neste sábado. Durante estas conversações, segundo fontes diplomáticas, Negroponte fez um forte apelo ao presidente paquistanês pela suspensão do estado de emergência, em vigor desde o último dia 3.

Negroponte pediu também a Musharraf que deixe seu cargo à frente do Exército o mais rápido possível, para garantir eleições gerais em uma atmosfera livre, justa e imparcial, segundo as fontes.

John Negroponte é o mais alto funcionário americano a visitar o Paquistão desde que Musharraf decretou o estado de exceção no país, o que justificou pela deterioração da ordem e pelas ingerências do Judiciário no trabalho do governo.

O subsecretário de Estado americano, segundo as fontes, disse "taxativamente" a Musharraf que tinha sido enviado para expressar as demandas da Administração do presidente George W. Bush, de que saia do comando do Exército e coloque fim ao estado de exceção antes das eleições.

Com o Estado de exceção, Musharraf revogou o poder dos juízes do Tribunal Supremo e condicionou a atividade dos meios de comunicação, ao ponto de dois dos canais de televisão mais críticos, a "Geo TV" e a "ARY", terem tido suas transmissões suspensas neste sábado (17).

Após anunciar eleições para antes de 9 de janeiro, o general já tinha tornado público que sairia do comando do Exército no final deste mês, mas não definiu uma data para o fim do estado de exceção.

Antes de se reunir com Musharraf na sede do Exército em Rawalpindi, Negroponte teve um encontro com o "número dois" do Exército paquistanês, o general Ashfaq Pervez Kiani, que poderia substituir Musharraf quando este deixar seu cargo à frente do Estado-Maior.

As fontes diplomáticas disseram que Negroponte tinha transmitido a Musharraf que este está se aproximando das linhas vermelhas de Washington, a partir das quais a Administração americana poderia retirar seu apoio, já que o general é visto cada vez mais como parte do problema do que da solução.

Em sua chegada na sexta-feira ao Paquistão, Negroponte falou por telefone com a ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, que lidera o Partido do Povo do Paquistão e se mostrou muito crítica a Musharraf, apesar de ela ter chegado ao país após anos de fuga da Justiça em virtude de um acordo de repartição de poder.

Bhutto, que passou esta semana quatro dias sob prisão domiciliar, pediu que Musharraf renuncie de seus cargos para garantir eleições livres e justas.

Em sua conversa com Bhutto, Negroponte disse à líder opositora que os Estados Unidos buscam manter seus contatos com as forças políticas moderadas no Paquistão para devolver o país à via constitucional.

Governo do Paquistão diz aos EUA que estado de exceção será mantido. Presidente do Paquistão fez afirmação ao número 2 da diplomacia americana. EUA pediram a Pervez Musharraf deixe o seu cargo no Exército.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir