Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Combate à dengue ganha reforço na terra e no ar
No Tocantins, parapentista fotografa, do alto, possíveis focos do mosquito transmissor. E 'engenhoca' com câmera de vigilância
Combate à dengue ganha reforço na terra e no ar
Foto: http://g1.globo.com

As autoridades de Saúde estão mobilizadas para evitar novos surtos de dengue. O estado do Tocantins já registrou, desde o início do ano, 17 mil casos da doença. Na capital, Palmas, o combate ao mosquito ganhou reforço na terra e no ar.

Um piloto de parapente investiga possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. Do alto, ele fotografa piscinas abandonadas, caixas d'água sem tampa e poças em antenas parabólicas. "Muitas pessoas não sabem que têm o foco em cima de casa", conta o parapentista Domaques Cardoso de Araújo.

E o combate à dengue conta também com o reforço da tecnologia. Uma adaptação eletrônica enxerga onde o olho do agente de saúde não alcança. A "engenhoca" é montada com uma câmera de vigilância e um farol de carro, presos a um tubo de plástico. Os equipamentos são ligados por cabo e fios de energia a um computador portátil que amplia as imagens. "Não é difícil. Qualquer pessoa pode fazer", afirma o gerente de tecnologia da informática Fredson Chaves Souza.

A invenção vasculha bueiros com rapidez. Em média, 25 por hora. Se houver larvas, o agente de saúde joga o veneno.

Combate à dengue ganha reforço na terra e no ar. No Tocantins, parapentista fotografa, do alto, possíveis focos do mosquito transmissor. E 'engenhoca' com câmera de vigilância e farol de carro é usada para vasculhar bueiros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir