Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Mortes por ciclone já superam 1,5 mil em Bangladesh
Governo colocou soldados do Exército para socorrer vítimas de ciclone. Número de desaparecidos é de cerca de 1.000.
Mortes por ciclone já superam 1,5 mil em Bangladesh
Foto: AP

O número de mortes causados pela passagem do ciclone Sidr já ultrapassou os 1,5 mil, segundo dados do governo.

No primeiro número, informado por uma funcionária do Ministério de Gestão de Catástrofes Naturais, chega a 1.595 pessoas mortas. Já um outro funcionário, mais tarde, disse ter registrado 1.723.

"O número de vítimas continua aumentando", afirmou Salina Shah id, funcionária do ministério bengalês.

"Cada vez que chegam mais informações das zonas periféricas, o número aumento, disse o funcionário Mokhlesur Rahman.

O ciclone deixou ainda cerca de mil desaparecidos e mais de um milhão de desabrigados.

Segundo a imprensa local, o número chega a 2 mil, citando relatos de jornalistas que estão em áreas devastadas.

Ajuda militar
Para ajudar a população, o governo colocou navios e helicópteros militares para socorrer milhares de sobreviventes do ciclone.

O ciclone Sidr devastou a costa sul de Bangladesh na noite de quinta-feira (15) com ventos de até 250 quilômetros por hora que ajudaram a elevar o nível do mar em até 5 metros. Foi o maior ciclone desde o que ocorreu em 1991, que matou cerca de 143 mil pessoas no país.

Navios da marinha percorrem a costa em busca de centenas de pessoas dadas como desaparecidas e para limpar canais de rios entupidos com embarcações afundadas para restaurar a normalidade na navegação, afirmaram autoridades do governo.

Helicópteros percorreram áreas devastadas entregando alimentos, água potável e remédios.

A Marinha dos Estados Unidos está ajudando nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas.

Autoridades de grupos de resgate descreveram os danos causados pelo ciclone, que derrubou casas e arrancou árvores e postes, como extremamente graves. A maior parte do país ficou sem energia na sexta-feira. Partes da cidade de Daca, capital do país e onde vivem cerca de 10 milhões de pessoas, ainda estavam sem energia neste sábado.

"Nossas equipes de apoio começaram a distribuição de emergência, com uma cobertura inicial de 100 mil pessoas", afirmou Vince Edwards, diretor nacional em Bangladesh do grupo World Vision.

"Entretanto, várias áreas estão inacessíveis agora por causa da queda de árvores", afirma comunicado do grupo.

Em muitas áreas, 95% das plantações de arroz, que seriam colhidas em algumas semanas, foram danificadas.

Desaparecidos
Oficiais do grupo de socorro Crescente Vermelha afirmaram que cerca de 1.000 pescadores ainda estão desaparecidos na baía de Bengala, em cerca de 150 barcos.

Os líderes da comunidade pesqueira de Bazar e Barisal disseram que ainda esperam que alguns dos desaparecidos retornem a salvo.

Em tempestades anteriores, barcos pesqueiros se abrigaram em florestas de mangue em Sundarban, segundo Shohel Ahmed, pescador de Barisal.

O ciclone de categoria 4 e a ondas gigantes espalharam devastação por três cidades costeiras de Bangladesh e forçaram 3,2 milhões de pessoas a abandonarem suas casas, informaram autoridades do país e grupos de resgate.

Mortes por ciclone já superam 1,5 mil em Bangladesh. Governo colocou soldados do Exército para socorrer vítimas de ciclone. Número de desaparecidos é de cerca de 1.000.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir