Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Fidel homenageia general morto, destacando lições e exemplo
Sergio del Valle morreu na quinta-feira; a causa da morte não foi divulgada. Em sua coluna "Reflexões", o líder
Fidel homenageia general morto, destacando lições e exemplo
Foto: http://cache.eb.com

Na coluna "Reflexões", o líder Fidel Castro falou sobre as "lições e o exemplo" deixados pelo general de divisão Sergio del Valle, enterrado neste sábado (17) com honras militares na presença do presidente interino, Raúl Castro. A causa de sua morte, registrada na quinta-feira (15), não foi divulgada.

"Vivemos tempos excepcionais que se reiteram de forma cada vez mais ameaçadora para a humanidade. Suas lições e seu exemplo perdurarão. Rendo tributo a sua memória", afirmou Fidel, num artigo publicado na imprensa local com o título "Em honra a Sergio del Valle".

Raúl Castro assistiu ao enterro no Panteão das Forças Armadas Revolucionárias no Cemitério Cristóvão Colombo, em Havana. O vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, os comandantes da revolução Ramiro Valdés e Guillermo García, altos oficiais das Forças Armadas, do partido comunista e do governo, além de Aleida March, a viúva de Ernesto "Che" Guevara, também compareceram ao enterro.

O líder cubano lembrou diversos momentos históricos dos quais Sergio del Valle participou nos últimos 50 anos. Del Valle foi ministro do Interior e chefe do Estado-Maior Geral durante a tentativa de invasão da Baía dos Porcos, em 1961.

"Sergio e eu tivemos o privilégio de estar ali, no posto de comando, situado à direita da desembocadura do rio Almendares, ao amanhecer de 15 de abril", afirmou Fidel.
O líder cubano lembrou da etapa da guerrilha da Sierra Maestra, antes do triunfo revolucionário de janeiro de 1959. Ele ainda afirmou que os dois estavam no posto de comando durante a crise dos mísseis em outubro de 1962. "Estivemos à beira de uma guerra nuclear", disse.

Del Valle, nascido em 1927, se juntou em 1957 ao movimento revolucionário liderado por Fidel Castro contra o ditador Fulgêncio Batista e também fez parte da chefia da coluna número dois, sob o comando de Camilo Cienfuegos. Foi membro do Birô Político do Partido Comunista de Cuba até 1986, além de deputado parlamentar e membro do Conselho de Estado.

Também ocupou a pasta de Interior entre 1968 e 1979. Deste ano até 1986, esteve à frente do Ministério de Saúde Pública, e foi condecorado com o título "Herói da República de Cuba".

Fidel homenageia general morto, destacando 'lições e exemplos'
Sergio del Valle morreu na quinta-feira; a causa da morte não foi divulgada.
Em sua coluna "Reflexões", o líder falou sobre exemplo deixado pelo general.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir