Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-11-2007

Morre 33 após explosão numa mina de carvão ucraniana
O número de mortos na explosão ocorrida hoje numa mina de carvão em Donetsk, este da Ucrânia, subiu para 33 nas últimas horas
Morre 33 após explosão numa mina de carvão ucraniana
Foto: http://www.crea-sc.org.br

O número de mortos na explosão ocorrida hoje numa mina de carvão em Donetsk, este da Ucrânia, subiu para 33 nas últimas horas, de acordo com um balanço do Governo ucraniano, que admite que as vítimas mortais possam vir a aumentar, quando continuam desaparecidos 77 mineiros.

"Neste momento, 33 corpos foram descobertos", confirmou em directo à televisão ucraniana o vice-primeiro-ministro Andri Kliouev, responsável máximo da comissão governamental criada para acompanhar o incidente.

Segundo Andri Kliouev, 77 pessoas são dadas como desaparecidas, enquanto 26 mineiros foram hospitalizados após a explosão, um deles com ferimentos graves.

O último balanço do Ministério para as Situações de Emergência indicava que 28 pessoas tinham morrido e 70 outras estavam desaparecidas desde o incidente.

O responsável regional da inspecção do trabalho, Mykola Maleiev, disse, por sua vez, que o incêndio que se seguiu à explosão continuava a devastar as galerias da mina Zasiadko, uma das mais importantes do país. Mais de 350 mineiros foram já trazidos à superfície, continuando as operações de evacuação da exploração.

Sessenta e cinco equipas de socorro e 21 equipas médicas foram mobilizadas para o local, segundo o Ministério para as Situações de Emergência. "As operações de socorro são complicadas porque o sistema de ventilação foi afectado" pela explosão, admitiu Mykola Maleiev.

As causas para explosão, registada às 03h11 locais (01h11 em Lisboa), não foi ainda determinada.

Incidentes similares ocorridos nos últimos anos fizeram já dezenas de mortos na mina Zasiadko, que empresa cerca de dez mil pessoas e produz oito mil a dez mil toneladas de carvão por dia. Em 1999, uma outra explosão provocou a morte de 50 mineiros. Dois anos depois, 55 pessoas morreram num acidente semelhante e, em 2002, 20 outras perderam a vida quando eram utilizados explosivos na mina.

Sub-financiadas e dotadas de equipamentos muitas vezes obsoletos, as minas ucranianas, essencialmente concentradas na região Este do país, estão entre as mais perigosas do mundo. Em 2006, perto de 170 mineiros morreram na Ucrânia.

Pelo menos 33 mortos após explosão numa mina de carvão ucraniana

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt
 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir