Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-11-2007

Brasileiros vão à Bolívia por cirurgias gratuitas
Operações são feitas por médicos cubanos da Operação Milagre. SUS realiza 450 mil cirurgias de catarata por ano, diz Ministério da Saúde.
Brasileiros vão à Bolívia por cirurgias gratuitas
Foto: http://g1.globo.com

Quatro mil brasileiros já cruzaram a fronteira com a Bolívia para conseguir tratamento médico de graça. Neste feriado, um grupo de pacientes aproveitou a folga para fazer cirurgias de catarata.

De ônibus, os brasileiros chegam a San Matias. No único hospital da cidade, uma avaliação médica identifica o tratamento para cada paciente.

O atendimento é de graça até para quem vem de fora. No caso da catarata, o paciente já faz os exames pré-operatórios em seguida. Se não houver nenhum impedimento, a cirurgia é realizada no mesmo dia.

As cirurgias são feitas por 25 médicos cubanos por meio de um convênio firmado entre os dois países. O que atrai os brasileiros é a agilidade. Após a cirurgia, os pacientes recebem as orientações necessárias e remédios também de graça. O programa Operação Milagre começou em agosto deste ano.

O Ministério da Saúde informou que o Sistema íšnico de Saúde realiza 450 mil cirurgias de catarata por ano. Ainda de acordo com o ministério, as filas diminuíram muito e se ainda existem problemas são localizados.

Brasileiros vão à Bolívia por cirurgias gratuitas. Operações são feitas por médicos cubanos da Operação Milagre. SUS realiza 450 mil cirurgias de catarata por ano, diz Ministério da Saúde.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir