Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-11-2007

Assessora de segurança interna de Bush anuncia renúncia
Fran Towsend estava no cargo desde maio de 2004. Ainda não foi informado quem ocupará o cargo deixado por ela.
Assessora de segurança interna de Bush anuncia renúncia
Foto: http://www.september11news.com

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (19) a renúncia de Fran Towsend, assessora do presidente George W. Bush para segurança interna e atividades antiterroristas.

"Towsend anunciou sua intenção de renunciar depois do primeiro dia do próximo ano", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Scott Stanzel. "Ela está saindo para aproveitar as oportunidades do setor privado", acrescentou.

Bush agradeceu a Towsend, de 45 anos, em um comunicado "pelos passados quatro anos e meio, em que serviu com distinção" em seu governo. O presidente disse que ela "foi uma firme dirigente no esforço para prevenir e impedir ataques e para decidir qual é a melhor maneira de responder aos desastres naturais."

"Hoje em dia, estamos mais seguros graças à sua liderança", acrescentou o presidente.

Towsend estava desde maio de 2004 no cargo criado após os atentados de 11 de setembro de 2001, e sua saída faz parte do êxodo de muitos funcionários do alto escalão e de colaboradores próximos a Bush ocorrido nos últimos meses.

Nesta longa lista figuram o assessor político Karl Rove, o secretário de Imprensa Tony Snow e os secretários de Justiça e Defesa, Alberto Gonzales e Donald Rumsfeld, respectivamente.

A eles se somam Dan Bartlett, assessor político do presidente e um de seus colaboradores mais próximos nos últimos anos, Harriet Miers, ex-chefe de gabinete da Casa Branca, Rob Portman, diretor de Orçamento, além de Sara Taylor, diretora política.

No entanto, este êxodo constante parece não preocupar a equipe que atualmente rodeia o presidente que, segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, tem agora a seu alcance outros nomes de confiança, como o recentemente nomeado secretário de Justiça, Michael Mukasey, e Ed Gillespie, conselheiro da Casa Branca.

Apesar de muitos verem a saída de Townsend e de outros assessores como uma forma de isolar Bush faltando um ano para as eleições presidenciais, especialistas em política norte-americana consideram a diminuição do poder do governo como algo normal no final de um segundo mandato.

Ainda não se sabe quem ocupará o cargo deixado por ela, mas a porta-voz da Casa Branca revelou que a nova nomeação será feita "relativamente em breve" porque o presidente deseja que Townsend e seu sucessor se encontrem antes da renúncia se efetivar, no começo de 2008.

Assessora de segurança interna de Bush anuncia renúncia. Fran Towsend estava no cargo desde maio de 2004. Ainda não foi informado quem ocupará o cargo deixado por ela.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir