Categoria Música  Noticia Atualizada em 20-11-2007

Após furto em show de Ivete Sangalo, especialistas dão dicas
Ladrões aproveitaram clima de descontração e pouca luz para roubar
Após furto em show de Ivete Sangalo, especialistas dão dicas
Foto: www.abpd.org.br

Multidão, música alta, pouca luz e muita distração. "Ingredientes" que são prato cheio para praticantes de pequenos furtos, como os que foram cometidos sábado (17), durante show da cantora Ivete Sangalo em São Paulo. Enquanto curtiam a apresentação enérgica da baiana, algumas pessoas tiveram celulares, dinheiro e documentos levados.

Para evitar dores de cabeça em momentos que deveriam ser de descontração, especialistas em segurança recomendam levar o mínimo possível a lugares em que há grande concentração de gente.


"As pessoas devem evitar levar cartões de crédito, CPF ou título de eleitor. Não há necessidade; basta a carteira de identidade", disse o delegado Edson Nogueira de Souza, titular do 11º DP (Santo Amaro), onde o caso foi registrado.

Ele recomendou ainda levar pouco dinheiro e distribuí-lo em dois ou três bolsos. "No calor da dança, não há quem fique parado. A pessoa larga a carteira e a bolsa na mesa e é nessa hora que (o furto) acontece", afirmou Souza, que disse não ter novas pistas do caso. Um casal foi preso em flagrante com objetos pessoais das vítimas. Até esta segunda-feira (19), oito pessoas haviam prestado queixa. Entretanto, testemunhas que estavam no show disseram que o número de vítimas pode passar de vinte.

Em grupo
Para o coronel da Polícia Militar na reserva e consultor de segurança José Vicente, o ideal é que os espectadores cheguem em grupo aos shows. "Os criminosos costumam atacar quem está sozinho". Objetos valiosos e visíveis, como colares anéis, também estão fora de cogitação. Assim como as bolsas, geralmente carregadas pelas mulheres.

"A suposição é que ali está tudo junto: cartão de crédito, dinheiro e celular. Não se deve levar bolsa a um show", sugeriu o coronel. Ele lembrou ainda que, normalmente, os criminosos agem em bando para ter como se proteger caso a vítima reaja.

Para o delegado Edson Nogueira de Souza, registros de furto são mais complicados para se solucionar. "Esse caso é difícil de investigar porque você não sabe como é a pessoa que cometeu o furto. O sujeito é um camaleão. Pode ser homem, mulher, criança", contou. Outro problema é o baixo índice de registros. "Se a pessoa furtada é de outro lugar, às vezes, nem dá queixa".

Após furto em show de Ivete Sangalo, especialistas dão dicas. No sábado (17), ladrões aproveitaram clima de descontração e pouca luz para roubar. Bolsa e muitos documentos devem ser evitados em locais com grande multidão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir