Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-11-2007

Chávez se encontra com Sarkozy e discute sobre as Farc
Presidente da Venezuela chega nesta terça em Paris.Na pauta está Ingrid Betancourt
Chávez se encontra com Sarkozy e discute sobre as Farc
Foto: Remy de la Mauviniere/AP

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta terça-feira (2) ao Palácio do Eliseu para se reunir com o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, em um encontro que busca impulsionar a troca de reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por membros dessa guerrilha colombiana presos.

Chávez chegou ao Palácio do Eliseu pouco depois das 10h de Brasília e passou revista a um destacamento da Guarda Republicana, antes de se aproximar da escada do palácio presidencial, onde era esperado pelo chefe de Estado francês.

Os dois líderes se cumprimentaram, posaram para as câmeras e entraram no Palácio presidencial.

A reunião - um almoço de trabalho - ocorre cercada de grande expectativa, diante da possibilidade de que permita avançar na solução da situação de 45 reféns "passíveis de troca" em poder da guerrilha colombiana, entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, que também tem nacionalidade francesa.

O chefe do Estado venezuelano não foi nesta terça-feira (20), no início do dia, para um encontro previsto com empresários franceses, a fim de tratar sobre gestões de urgência destinadas a favorecer a troca humanitária de reféns por guerrilheiros presos.

O ministro de Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, disse que a ausência de Chávez era porque no mesmo momento o líder estava tendo contatos com "governos e líderes amigos", para buscar soluções a favor da troca de reféns.

Os parentes de Betancourt devem ir ao Palácio do Eliseu ao final do almoço entre os dois presidentes para se reunir com ambos, informou o Comitê de apoio a Ingrid Betancourt.

Chávez se encontra com Sarkozy e discute sobre as Farc. Presidente da Venezuela chega nesta terça em Paris. Na pauta está Ingrid Betancourt.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir