Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-11-2007

Motorista que causou acidente no DF dirigia a 130 Km/h
Acidente ocorreu em outubro deste ano e deixou 3 mortos. Laudo pericial também mostra que carro das vítimas girou 360 graus depois da batida.
Motorista que causou acidente no DF dirigia a 130 Km/h
Foto: http://g1.globo.com/

A Polícia Civil do DF divulgou nesta terça-feira (20) o laudo pericial sobre o acidente na Ponte JK, em Brasília, ocorrido no dia 6 de outubro, que culminou com a morte de três mulheres. O laudo confirmou que foi mesmo o carro dirigido por Paulo César Timponi que provocou a batida. Ainda segundo a perícia, o veículo, um Golf cinza, estava a 130 Km/h quando atingiu o Corolla onde se encontravam as vítimas.

Por meio de simulação gráfica, os peritos demonstraram que o carro de Timponi bateu na traseira do veículo das vítimas, que perdeu o controle, se chocou contra um poste e depois girou 360º. Pela foto da perícia, o carro das vítimas ficou completamente retorcido. No local do acidente, foi encontrado um pedaço do paralamas do carro de Timponi.

Uma foto da perícia mostra, ainda, que havia uma lata de cerveja ao lado do volante do veículo do acusado. De acordo com os peritos, a possibilidade de o acidente ter sido ocasionado pela disputa de um "racha" entre Timponi e outro motorista, Marcelo Costa Salles, só pode ser confirmada por testemunhas que estão no inquérito.

Depoimento
Paulo César Timponi, que cumpre prisão preventiva, prestou depoimento nesta terça-feira no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Marcelo Costa Salles, também acusado de participar do acidente, responde em liberdade e acompanhou os depoimentos.

Uma testemunha de acusação e seis de defesa de Paulo César Timponi prestaram depoimento. Entre elas, a mulher dele, Kátia Timponi, e o cunhado, Sérgio Rosa. Os dois disseram que no dia do acidente Timponi não bebeu e que o acusado não percebeu a gravidade do acidente. A defesa de Timponi tentou alegar problemas estruturais na Ponte JK para justificar o ocorrido.

"Conforme foi trazido pelas próprias testemunhas, houve uma falha na execução dessas muretas de proteção. O que influenciou, obviamente, no resultado do acidente", diz o advogado de defesa, Aldo de Campos Costa.

Porém, a acusação considera a explicação vaga. "Essa tese é muito frágil. No momento que eles estavam dirigindo o veículo, independentemente de qualquer outra avaliação técnica que depende de laudo pericial, o comportamento dos dois de tirar 'racha' já demonstra de forma clara e objetiva que eles assumiram o risco do acidente", defende o advogado de acusação, Yure Melo.

O acidente
Antônia Maria de Vasconcelos, Altair Barreto de Paiva e Cíntia dos Santos Cysneiros morreram depois que o carro de Paulo César Timponi atingiu a traseira do Corolla em que elas estavam. O acidente ocorreu na Ponte JK, um dos cartões-postais de Brasília, no dia 6 de outubro deste ano.

Com o impacto, elas foram atiradas para fora do carro e morreram na hora. A polícia encontrou garrafas de bebida alcóolica, maconha e cocaína dentro do carro de Timponi.

Motorista que causou acidente no DF dirigia a 130 Km/h, diz laudo. Acidente ocorreu em outubro deste ano e deixou 3 mortos. Laudo pericial também mostra que carro das vítimas girou 360 graus depois da batida.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir