Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

EUA e Irã aceitam conversar, mas apenas sobre o Iraque
Esta será a quarta reunião entre os dois países. Países, porém, ainda não marcaram uma data para encontro.
EUA e Irã aceitam conversar, mas apenas sobre o Iraque
Foto: www.pachatours.com.br

Os Estados Unidos aceitaram a proposta do governo de Bagdá de realizar uma nova rodada de conversas com o Irã sobre a segurança do Iraque, o que seria o quarto encontro entre as partes.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, disse na terça-feira (20) que Washington "comunicou ao governo iraniano que está de acordo com isto, mas não recebeu resposta alguma novamente, nem diretamente nem por meio do Iraque".

Esta reunião, para a qual ainda não foi prevista uma data, será feita por embaixadores, e será a quarta que acontece entre Washington e Teerã - dois países que não têm relações diplomáticas há quase 30 anos - sobre a segurança no Iraque. Atualmente, EUA e Irã ainda têm problemas de relacionamento principalmente na questão nuclear.

"Estamos abertos a usar este canal para falar diretamente dos assuntos que atingem a segurança do Iraque", acrescentou o porta-voz.

Nas Nações Unidas, o embaixador do Irã perante a entidade internacional, Mohammad Khazaae, confirmou também na terça, durante um encontro com um grupo de jornalistas, a realização desta reunião.

"O governo do Irã já anunciou que as negociações com os EUA se baseiam no pedido iraquiano de ajuda, nada mais", afirmou o diplomata, que também afirmou que "a reação dos negociadores americanos deveria ser mais educada e civilizada".

Até o momento, os dois países se reuniram em três oportunidades para discutirem a questão da segurança no Iraque, que segundo eles têm um impacto sobre toda a região. Entretanto estes encontros acabaram sem sucesso pelas diferenças que separam Washington e Teerã.

Os EUA acusam o Irã de apoiar milícias radicais xiitas e grupos insurgentes ativos no Iraque, o que é rejeitado pelos iranianos.

Esta futura reunião proporcionará às diplomacias dos EUA e do Irã a oportunidade de fazerem mais contatos.

Menos Israel
Em Teerã, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reiterou nesta quarta-feira (21) que "ninguém poderá privar o Irã de seu direito" a ter acesso à tecnologia nuclear e expressou sua disposição a dialogar com todos os países do mundo, com a exceção de Israel.

"O povo iraniano já tomou sua decisão. (..) Alcançará o máximo da glória e nunca dará marcha à ré em relação a seus direitos", disse Ahmadinejad em discurso no leste do Irã, segundo a agência de notícias "Irna".

Ele disse que Teerã continuará resistindo às pressões americanas para que o Irã abandone suas atividades nucleares e afirmou que a "América (Estados Unidos) deve saber que enfrenta um povo invencível".

EUA e Irã aceitam conversar, mas apenas sobre o Iraque. Esta será a quarta reunião entre os dois países. Países, porém, ainda não marcaram uma data para encontro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir