Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Proibição do uso de capacete em banco, supermercado e posto
Nova legislação pretende reduzir crimes praticados por motociclistas.
Proibição do uso de capacete em banco, supermercado e posto
Foto: http://g1.globo.com

O governo da Paraíba começou a colocar em prática, nesta terça-feira (20), uma lei estadual que promete provocar muita polêmica. Para combater e reduzir a criminalidade, motociclista não pode mais usar capacete quando descer de seu veículo e ingressar em bancos, supermercados, postos de combustíveis, entre outros lugares.

Muitos motociclistas foram surpreendidos com a novidade incomum. "Tô sabendo disso não!!!", diz um rapaz que usa a moto para trabalhar. "Não sei não", afirma outro, na mesma situação.

A lei determina que motociclistas e também caronas retirem os capacetes ao entrar em locais como bancos, supermercados e postos de gasolina. Quem descumprir a legislação pode até ser preso.

O objetivo da lei, segundo o secretário de Segurança Pública da Paraíba, Eitel Santiago, é combater o crime e reduzir especialmente os assaltos. Segundo a polícia, as motocicletas viraram o meio de transporte preferido dos criminosos e o capacete faz papel de uma máscara que esconde o rosto do assaltante.

"Acho que essa lei vai facilitar as investigações da Polícia Judiciária daqueles delitos que são praticados por pessoas pilotando motos e colocando capacetes, escondendo o rosto para dificultar as investigações", disse Santiago.

O Sindicato dos Motociclistas é favorável à lei publicada nesta terça-feira. A associação reconhece que os assaltos praticados por motociclistas viraram um problema tão grave que a questão passa também pela imagem da categoria.

"Vai tirar a imagem da sociedade para não confundir a gente com muitos que andam por aí assaltando, matando, praticando barbaridades", afirma Ernani Bandeira, presidente do Sindicato dos Motociclistas da Paraíba.

Paraíba proíbe o uso de capacete em banco, supermercado e posto de gasolina. Nova legislação pretende reduzir crimes praticados por motociclistas. Quem desrespeitar a lei pode até ser preso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir