Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Presidente do Paquistão visita Arábia, e liberta astro
Imran Khan, ex-astro do críquete, foi solto nesta quarta-feira (21)
Presidente do Paquistão visita Arábia, e liberta astro
Foto: Departamento de Informação do Paquistão/AP

As autoridades paquistanesas colocaram em liberdade nesta quarta-feira (21) o opositor e ex-astro do críquete Imran Khan, que estava preso desde a semana passada por ter denunciado o estado de exceção no país.

"Colocamos em liberdade Khan seguindo as instruções do governo provincial de Punjab" (centro), afirmou para a agência de notícias France Presse o diretor da prisão de Dera Ghazi Khan, Inamur Rehman.

Khan foi detido na semana passada. Amparando-se na lei antiterrorista, as autoridades o acusaram de ter tentado encabeçar uma manifestação de estudantes em Lahore contra o estado de exceção imposto pelo presidente Pervez Musharraf.

O agora líder opositor tinha começado uma greve de fome na segunda-feira passada.

Na Arábia Saudita
Pouco antes de autorizar a libertação, Musharraf fez uma rápida visita para a Arábia Saudita, onde se encontrou com o rei Abdullah bin Abdelaziz.

Abdelaziz pediu ao presidente paquistanês que permita ao ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif retornar ao Paquistão antes das eleições de 8 de janeiro, afirmaram hoje fontes diplomáticas em Islamabad.

Segundo as fontes, o monarca pediu ao general que permita a volta de Sharif, que mora na cidade saudita de Jidá, para que este concorra às eleições à frente de seu partido, a Liga Muçulmana do Paquistão-N (LMP-N).

Na terça-feira, Musharraf se encontrou com o rei Abdullah em uma breve visita de um dia à Arábia Saudita, de onde retornou na madrugada desta quarta.

Sharif tentou sem sucesso pôr fim a seu exílio e retornar ao Paquistão em setembro, mas foi deportado pelo regime de Musharraf logo após chegar ao aeroporto de Islamabad.

As mesmas fontes acrescentaram que, na ocasião, o presidente paquistanês afirmou às autoridades sauditas que Sharif poderia voltar ao Paquistão antes das eleições legislativas.

Segundo a versão oficial, a visita de Musharraf à Arábia Saudita teve o objetivo de discutir com o rei Abdullah "assuntos de interesse regional e internacional".

O general justificou ainda ao monarca saudita sua decisão de declarar o estado de exceção no Paquistão, no último dia 3, devido à deterioração da lei e da ordem, ao terrorismo e ao conflito entre o poder Executivo e o Judiciário.

Presidente do Paquistão visita Arábia, e liberta astro do esporte. Imran Khan, ex-astro do críquete, foi solto nesta quarta-feira (21). Khan foi detido na semana passada após ir contra o estado de exceção.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir