Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2007

Chávez agradece a Lula por voto a favor da Venezuela no Merc
Presidente da Venezuela lembrou também de Celso Amorim. Chávez afirmou ainda que na Venezuela não há ditadura.
Chávez agradece a Lula por voto a favor da Venezuela no Merc
Foto: Abraxas Iribarren/AFP

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pela aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul.

"Vamos agradecer aos deputados do Brasil, ao Lula, ao chanceler Celso Amorim. Vou a agradecer pessoalmente o meu amigo Samuel Pinheiro Guimarães (secretário-geral do Itamaraty), muito amigo, um intelectual brasileiro que respeito há muito tempo", disse Chávez, na noite de quinta-feira (22).

Num ato com trabalhadores governistas, Chávez disse que "Lula mandou Pinheiro ao Congresso para defender a Venezuela".

"Porque há alguns que dizem que a Venezuela é uma ditadura. Mas aqui não há ditadura. Alguns se confundem, sobretudo por causa das campanhas na mídia", afirmou o líder.

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou na quarta-feira a entrada da Venezuela ao Mercosul. Mas o tema ainda depende de votações o Plenário da Câmara e no Senado.

O protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul foi assinado pelos Governos dos cinco países em julho do ano passado, mas até agora só foi ratificado pelos congressos da Argentina e Uruguai.

Mais sobre o rei
Chávez insistiu na quinta-feira à noite que o rei da Espanha deve pedir desculpas após o incidente na Cúpula Ibero-Americana, quando o monarca Juan Carlos exigiu que se calasse durante um debate com o chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Chávez afirmou que o "rei está na obrigação moral, humana e política de pedir desculpas", durante um ato em favor do sim no referendo a respeito das mudanças constitucionais que acontecerá no dia 2 de dezembro.

"Ele (Juan Carlos) deve fazê-lo em nome das relações; no pessoal, no político com o atual governo da Espanha e no econômico. A Espanha tem muitas empresas, que sempre respeitamos aqui", acrescentou.

Chávez agradece a Lula por voto a favor da Venezuela no Mercosul. Presidente da Venezuela lembrou também de Celso Amorim. Chávez afirmou ainda que na Venezuela não há ditadura.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir