Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2007

1ª fase da Fuvest é neste domingo
Acompanhe a cobertura completa do processo seletivo da USP
1ª fase da Fuvest é neste domingo
Foto: www.cpv.com.br

A primeira fase da Fuvest 2008, vestibular da Universidade de São Paulo (USP ), da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, acontece neste domingo (25), das 13h às 18h.

O G1 fará a cobertura completa do maior processo seletivo do país e publicará a resolução da prova feita por professores de cursinhos.

Os 140.999 candidatos da Fuvest farão a primeira fase em 113 locais (62 na região metropolitana de São Paulo e 51 no interior do estado). A organização do vestibular recomenda que os candidatos visitem o local um dia antes do exame. Clique nos links abaixo e confira onde fazer a prova:

Confira aqui o seu local de prova
Faça a consulta no site da Fuvest
O candidato que tiver alguma dúvida sobre o seu local de prova poderá consultar também o Disque-Fuvest, no telefone (11) 3093-2444.

No dia da prova, os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Os candidatos devem apresentar o original do documento de identidade e levar lápis nº 2, borracha, água e alimentos para a prova.

Os vestibulandos terão cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha- valendo um ponto cada uma. O exame abordará as disciplinas do núcleo comum do ensino médio: português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês e até 10% das perguntas serão interdisciplinar.

Veja como foi a 1ª fase da Fuvest no ano passado
A lista dos candidatos classificados e os locais de exame da segunda etapa serão divulgados no dia 14 de dezembro. A segunda fase acontece de 6 e 10 de janeiro de 2008 e é constituída por um conjunto de até quatro provas discursivas, das quais, a de português, com redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura, é obrigatória para todos os candidatos convocados para a segunda etapa.

As outras provas variam conforme a carreira escolhida. Cada uma é composta por dez questões de mesmo valor. Os exames serão de matemática, física, química, biologia, geografia e história. Os candidatos realizarão apenas uma prova a cada dia. Algumas carreiras exigirão também uma prova de habilidades específicas.

A Fuvest também oferece bônus de 3% na nota da primeira e da segunda fase, aos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública no Brasil. Os candidatos nessa condição deverão optar, na ficha de inscrição, se desejarem obter esse acréscimo.

Concorrência
O processo seletivo oferece 10.552 vagas, sendo 10.302 para a USP, cem para a Santa Casa e 150 para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Jornalismo é a carreira mais concorrida, com 41,63 candidatos por vaga. No ano passado, o curso era a segunda carreira mais disputada, com 44,75 vestibulandos por vaga. Clique no link abaixo e confira a concorrência de todos os cursos.

Concorrência da Fuvest 2008
A segunda carreira mais procurada pelos vestibulandos é a de publicidade e propaganda, com 41,02 c/v. O curso caiu uma posição no ranking dos mais procurados - no ano passado ele liderava a concorrência, com 45,74 candidatos por vaga. Em terceiro lugar está o curso de relações internacionais, com 36,88 candidatos disputando cada vaga.

O curso de medicina registrou 33,99 candidatos por vaga, concorrência maior do que no ano passado, que ficou em 32,43. A carreira de oficial da polícia militar (masculino) também registrou aumento da concorrência: 26,93 candidatos por vaga em 2008 contra 20,98 no ano passado.

Mudanças nas carreiras
No vestibular 2008 foi incluído o curso de direito de Ribeirão Preto, com cem vagas e duração de dez semestres para período integral.

Os cursos de bacharelado em matemática aplicada e bacharelado em matemática aplicada e computacional do Instituto de Matemática e Estatística passaram a integrar a carreira física/meteorologia/geofísica/estatística/matemática/matemática aplicada.
Além disso, a Escola Politécnica (Poli/USP) também mudou a forma de ingresso no vestibular: agora os candidatos podem optar no ato da inscrição pelos cursos de mecatrônica, produção e computação. Para os outros 14 cursos, a opção deve ser feita após o primeiro ano de curso.

1ª fase da Fuvest é neste domingo. Acompanhe a cobertura completa do processo seletivo da USP. O G1 publicará a resolução da prova feita por professores de cursinhos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir