Categoria Policia  Noticia Atualizada em 23-11-2007

Assaltante e assasino de italiano não é encontrado.
Dois parentes do suspeito foram levados para a Deat. Cartuchos de munição foram apreendidos
Assaltante e assasino de italiano não é encontrado.
Foto: Divulgação

A polícia não encontrou o suspeito de ter assaltado a família italiana que resultou na morte do turista Giorgio Morasse, durante operação nos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul do Rio, nesta sexta-feira (23)

A ação contou com 150 agentes da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), da 14ª DP (Leblon), da 13ª DP (Ipanema), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do 23º BPM (Leblon).

Eles trocaram tiros durante toda a operação com traficantes, mas ninguém se feriu, segundo os policiais. Moradores da área ficaram assustados e motoristas que passavam pelas ruas próximas à favela abandonaram seus veículos com medo.

Familiares prestam depoimento
O irmão do suspeito de ser o assaltante da família foi levado para a Deat com outro parente para prestar esclarecimentos. Segundo os policiais, o suspeito Rodrigo Carvalho Cruz, conhecido como "Tico", de 20 anos, fugiu da favela.

Três homens ainda não identificados também foram levados para a delegacia para checar se possuem prisão decretada pela Justiça, porque foram encontrados em circunstâncias suspeitas.

Também na operação, os policiais encontraram cinco cartuchos de pistola 45 num barraco junto com material que parece ter sido roubado de turistas.

Ao longo do dia, outras operações em outros locais vão ser realizados, segundo informou a polícia.

Na noite de quinta-feira (22), mais dois turistas foram assaltados no Rio. O crime aconteceu no bairro de Copacabana, também Zona Sul, que fica perto da região onde o turista italiano foi morto. Duas pessoas foram presas. Ninguém ficou ferido.

Corpo de turista foi cremado
Foi cremado na quinta-feira (22) o corpo do turista italiano Giorgio Morasse. Segundo o cônsul-geral da Itália no Rio, Ernesto Massimo Bellelli, a cerimônia ocorreu no Forno Crematório do Rio de Janeiro, no Caju, por volta das 14h30, com a presença do pai, do irmão Victor Morasse, e da família de sua noiva, que é brasileira. A mãe, por estar muito abalada, não foi à cerimônia.

"Ela chora o tempo todo e não conseguiu ir. Fiquei com ela enquanto a família foi à cremação", explicou o cônsul.

Segundo Bellelli, nesta sexta-feira será dada a entrada na liberação das cinzas e a família deve voltar para a Itália até a próxima terça-feira (27).

O estrangeiro foi empurrado pelo suspeito e acabou morrendo atropelado por um ônibus na última segunda-feira (19) em Ipanema, também na Zona Sul.

Justiça decreta prisão de suspeito

O delegado contou que Rodrigo Carvalho Cruz, conhecido como "Tico", de 20 anos, morador da Favela do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio, foi reconhecido formalmente por fotografias pelo irmão da vítima. A foto foi divulgada pela polícia.

Extra-oficialmente, o pai da vítima, uma amiga da família e um motorista de táxi também confirmaram as características físicas do suspeito.

Risco de represálias
A polícia começou a investigá-lo depois de um disque-denúncia, segundo o delegado. Ele já cumpriu medida sócio-educativa em 2004 por ter praticado um roubo, quando era menor de idade. Por isso, ele já era fichado pela polícia.

Segundo o delegado, uma operação realizada quarta-feira (21), no Morro do Cantagalo, confirmou que ele era o autor do crime. A polícia descobriu que o suspeito foi expulso da comunidade.

"A gente sabe que a vida dele corre risco, então queremos prendê-lo o mais rápido possível", disse o delegado Fernando Veloso, ao informar que ele pode sofrer retaliações de traficantes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir