Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-11-2007

Terroristas matam advogados na Índia
Treze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas em ataques com bomba no país. Ossétia do Norte e Iraque também
Terroristas matam advogados na Índia
Foto: www.maratimba.com

Treze pessoas morreram nesta sexta-feira (23) e pelos menos 40 ficaram feridas em atentados com bombas em três cidades do norte da Índia, entre elas Benares, a cidade sagrada do hinduísmo. Os ataques foram coordenados.

Nove pessoas, entre elas três advogados, morreram em Benares e outras quatro em Faizabab, anunciou J.N. Chamber, o secretário do Interior do estado setentrional de Uttar Pradesh. "É um ataque terrorista contra os advogados de nosso estado", denunciou o inspetor geral da polícia estadual, Brij Lal, após uma série de explosões diante dos edifícios dos tribunais de três cidades de Uttar Pradesh, Benares, Faizabad e a capital regional Lucknow.

Iraque
Um carro-bomba dirigido por um suicida matou sete pessoas e deixou vinte feridos nesta sexta-feira em um bairro do sudeste de Mossul, a maior cidade do norte do Iraque, disseram fontes policiais. O suicida explodiu seu veículo contra uma patrulha policial que passava pelo bairro de al-Mizaqui pouco depois do meio-dia, segundo as fontes.

Apenas dois dos sete mortos são policiais, enquanto os outros são civis, assim como os vinte feridos. Mossul, capital da província de Ninawa, é um dos redutos da insurgência sunita.

Ossétia do Norte
Cinco pessoas morreram nesta quinta-feira (22) em um ataque com explosivos contra um ônibus na república russa da Ossétia do Norte (no Cáucaso), segundo a polícia local.

Foi um atentado", disse à agência France Presse um responsável do Comitê de Investigação, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, a carga explosiva era equivalente a 500 gramas de TNT.

A Ossétia de Norte ainda está traumatizada pelo ataque de setembro de 2004, quando a pequena cidade de Beslan, próxima a Vladikavkaz, foi palco de um seqüestro coletivo, por um grupo de rebeldes pró-chechenos, que acabou com a morte de 332 pessoas, incluindo 186 crianças.

Efe e AFP contribuíram para esta reportagem

Terroristas matam advogados na Índia. Treze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas em ataques com bomba no país. Ossétia do Norte e Iraque também foram vítimas de ataques nesta 6ª feira (23).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir