Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-11-2007

Líbano fica sem presidente
Lahoud abandona palácio presidencial
Líbano fica sem presidente
O ex-presidente libanês Emile Lahoud Foto: AFP

O presidente libanês, Emile Lahoud, abandonou o palácio presidencial após a 0h desta sexta-feira, deixando a presidência vacante devido ao fato de que o Parlamento não chegou a um acordo para eleger seu sucessor, comprovou a AFP em Beirute.

Lahoud se despediu do pessoal do palácio e cumprimentou vários de seus colaboradores, antes de passar em revista a Guarda Republicana. Em seguida, Lahoud partiu de carro.

Antes disso, Lahoud havia decidido deixar a cargo do exército a segurança do país - uma decisão que foi imediatamente rejeitada pelo gabinete ministerial que qualificou a decisão de "não válida".

Segundo o porta-voz presidencial, Rafiq Shalala, "as atuais condições e perigos poderiam levar o presidente a declarar o estado de exceção", pelo que Lahoud decidiu dar ao "exército a prerrogativa de preservar a segurança em todo o território e pôr todas as forças de segurança sob sua autoridade".

No entanto, um funcionário de alto escalão explicou à AFP que o anúncio de Lahoud já equivale a "declarar o estado de exceção", para o qual o presidente não está "habilitado" - o assunto é prerrogativa do conselho de ministros, segundo a Constituição.

Após Lahoud ter abandonado a presidência, suas funções, de acordo com a Carta Magna, serão assumidas pelo primeiro-ministro Fouad Siniora.

Por causa do clima de tensão, as medidas de segurança foram reforçadas, sobretudo em Beirute e arredores.

Veículos blindados, soldados e membros das forças de segurança estão posicionados nas principais vias da capital.

A sessão parlamentar prevista para hoje para a eleição de um sucessor do pró-sírio Lahoud foi adiada em uma semana.

A situação no parlamento é de total bloqueio entre a maioria parlamentar anti-síria, apoiada pelo Ocidente, e a oposição pró-síria, liderada pelo movimento xiita Hezbollah.

Lahoud abandona palácio presidencial, e Líbano fica sem presidente.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir