Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2007

Primeira tarefa é cuidar do PTB, diz ministro José Múcio
Partido do novo articulador do Planalto deixou bloco de apoio do governo. Ministro já iniciou conversas com senadores aliados para aprovar CPMF.
Primeira tarefa é cuidar do PTB, diz ministro José Múcio
Foto: www.maratimba.com

O novo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou que a primeira tarefa será reorganizar o apoio de seu partido, o PTB, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os senadores petebistas decidiram deixar o bloco de apoio ao governo em retaliação à liderança da petista Ideli Salvatti (SC).

"Primeiro tem que cuidar da casa para, depois, sair para a rua. Conversei com alguns senadores do PTB, conversei com o presidente do PTB, Roberto Jefferson. E tenho um jantar, na terça-feira (27), com toda a bancada do PTB no Senado", disse o novo ministro que tomou posse nesta sexta-feira (23).

Múcio quer evitar uma revolta dentro do próprio partido que lhe custe votos considerados fundamentais para a aprovação da emenda que prorroga até 2011 a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A bancada do partido é composta por seis senadores.

O PTB no Senado deixou o bloco de apoio após a líder Ideli Salvatti retirar Mozarildo Cavalcanti (RR) da composição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por ser contra a prorrogação da CPMF.

Consciente de que a margem de manobra do governo para garantir a aprovação do tributo é pequena, a conversa nas primeiras horas como ministro, não se limitou ao PTB. Múcio afirmou que manteve diálogos com todas as lideranças governistas do Senado.

O novo ministro, demonstrando adaptação ao estilo metafórico que mais agrada ao presidente Lula, escorou-se no futebol para discorrer sobre a votação da CPMF. "É um clássico, qualquer erro qualquer jogada mal jogada pode mudar o resultado para qualquer dos dois times. De maneira que é preciso ter habilidade e consciência que todos estão trabalhando para ganhar", disse o articulador político do Palácio do Planalto.

A posse de Múcio limitou-se a uma cerimônia para convidados no terceiro andar do Palácio do Planalto, na sala de audiências, localizada ao lado do gabinete de Lula. Os jornalistas, cinegrafistas e repórteres fotográficos não tiveram acesso ao ato.

O ex-líder do governo na Câmara substitui Walfrido Mares Guia que deixou o governo na quinta-feira (22), após ser denunciado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, por supostamente ter desviado dinheiro público para o "caixa 2" da campanha do então governador de Minas Gerais e hoje senador Eduardo Azeredo (PSDB). O caso ficou conhecido como "mensalão tucano".

Primeira tarefa é cuidar do PTB, diz ministro José Múcio. Partido do novo articulador do Planalto deixou bloco de apoio do governo. Ministro já iniciou conversas com senadores aliados para aprovar CPMF.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir