Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Kevin Rudd anuncia vitória nas eleições australianas
A derrota do primeiro-ministro John Howard põe fim a 11 anos de governo conservador. Rudd prometeu retirar as tropas
Kevin Rudd anuncia vitória nas eleições australianas
Foto: AFP

O primeiro-ministro da Austrália, John Howard, compareceu neste sábado (24) na televisão para reconhecer a derrota de sua Coalizão Liberal conservadora nas eleições gerais.

Howard, primeiro-ministro durante mais de onze anos, aceitou a vitória de seu rival, o trabalhista Kevin Rudd. O ex-diplomata vencedor prometeu retirar as tropas do Iraque e assinar o Protocolo de Kyoto. "Hoje a Austrália olhou para o futuro", disse ao brindar com seus apoiadores.

Rudd, cuja candidatura foi apoiada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz Al Gore, se transformou em um dos principais defensores das negociações nas Nações Unidas para se combater a mudança climática.

O líder trabalhista já havia afirmado que considera a possibilidade de representar, pessoalmente, a delegação australiana na reunião da ONU em Bali, marcada para dezembro, o que significaria variar radicalmente a atitude que o governo da Austrália manteve até agora com relação à mudança climática.

Kevin Rudd anuncia vitória nas eleições australianas. A derrota do primeiro-ministro John Howard põe fim a 11 anos de governo conservador. Rudd prometeu retirar as tropas do Iraque e assinar o Protocolo de Kyoto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir