Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Marinha apressa retirada de iate náufrago
Existe risco de dano ambiental por causa do óleo armazenado no tanque da embarcação. Capitania ainda não tem pistas das causas do acidente
Marinha apressa retirada de iate náufrago
Foto: http://g1.globo.com

A Capitania dos Portos de São Paulo apressa a remoção do iate que naufragou no início da tarde deste sábado (24) perto da Praia da Enseada, no Guarujá, litoral Sul de São Paulo. As três pessoas que estavam na embarcação foram resgatadas sem ferimentos, mas existe risco de dano ambiental, por causa do óleo combustível armazenado no tanque, e risco de colisão com outras embarcações, uma vez que o local tem tráfego intenso.

O primeiro-tenente da Capitania dos Portos, Raimundo Ribeiro Sampaio Filho, disse ao G1 que o dono da embarcação já acionou a companhia seguradora para rebocar o iate. A operação exige mergulhadores para avaliar o cenário do resgate e de máquinas pesadas para içar o equipamento. "O iate está com a ponta para fora da água, mas é preciso ver as condições para retirá-lo da água", afirmou.

Por causa da prioridade à remoção do iate, a Capitania dos Portos ainda não sabe se o iate estava em situação regular. As causas do acidente ainda são desconhecidas. "Nem o propritário sabe", disse o tenente Sampaio. "Existem muitas possibilidades. Mas a embarcação estava derrabada, com água em excesso na popa. Provavelmente ninguém observou", afirmou o oficial.

A Capitania dos Portos vai abrir um inquérito para apurar as causas do naufrágio. A investigação tem de ficar pronta em 90 dias. Depois de retirado da água, o iate passará por perícia e devolvido ao dono. O futuro da embarcação ainda depende da avaliação de seu estado. "Geralmente o contato com água salgada provoca danos muito grandes, mas tem especializada em recuperar isso", afirmou.

Um iate naufragou por volta das 13h deste sábado (24) na praia do Guarujá, no litoral paulista. O naufrágio ocorreu a 1 km da Praia da Enseada. A embarcação tem 44 pés (13,41 metros) de comprimento.

Muitos banhistas presenciaram a cena. As três pessoas que estavam a bordo da embarcação foram resgatadas por tripulantes de uma lancha de passeio. O Corpo de Bombeiros isolou a área do naufrágio e espera por uma perícia da Capitania dos Portos que deve apontar as causas do acidente.

A embarcação modelo Intermarine 44 foi batizada como "Alegro". Uma hora depois do afundamento, em um local com cerca de seis metros de profundidade, ainda era possível ver partes do iate.

O proprietário da embarcação estava a bordo quando o iate começou a afundar, de acordo com funcionários da marina onde a embarcação ficava atracada. Ainda não é possível saber as causas do acidente. "Pode ser um defeito mecânico. Existem muitos mangotes dentro de uma casa de máquinas", informou um dos funcionários que cuidavam da embarcação.

Marinha apressa retirada de iate náufrago. Existe risco de dano ambiental por causa do óleo armazenado no tanque da embarcação. Capitania ainda não tem pistas das causas do acidente

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir