Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 26-11-2007

Morte de jovens causa distúrbios em periferia de Paris
Acidente fatal entre moto e viatura gera confrontos entre jovens e polícia; pelo menos 20 são feridos
Morte de jovens causa distúrbios em periferia de Paris
Foto: Reuters

PARIS - A morte de dois adolescentes em um acidente entre uma moto e uma viatura da polícia causou violentos distúrbios e choques entre jovens e a polícia francesa na noite do domingo, 25, em Villiers-le-Bel, subúrbio ao norte de Paris.

Os distúrbios, que duraram cerca de seis horas, começaram depois que dois garotos, de 15 e 16 anos, morreram quando a moto em que estavam se chocou contra o carro da polícia. A polícia de Villiers-le-Bel nega que estivesse perseguindo os dois jovens. Segundo os policiais, os dois estavam sem capacete e também haviam cometido uma infração de trânsito.

Dezenas de jovens revoltados com o acidente entraram em confrontos com a polícia e atearam fogo em casas e carros, deixando inúmeros feridos entre policiais e bombeiros. A tropa de choque da polícia francesa teve de intervir para auxiliar os policiais da cidade. Cerca de 20 policiais e bombeiros ficaram feridos nos confrontos.

A delegacia da cidade foi atacada por dezenas de pessoas. Eles destruíram os carros da polícia estacionados no local e queimaram inúmeros veículos que estavam nas ruas. O subúrbio chegou a ficar iluminado com as chamas dos carros incendiados e ainda havia fumaça no local na manhã desta segunda-feira.

Concessionárias de carros tiveram suas vitrines destruídas e foram parcialmente incendiadas. Os jovens queimaram também uma lanchonete da rede McDonald's.

Os bombeiros tiveram de instalar barricadas para poder se proteger dos projéteis arremessados enquanto tentavam intervir nos locais com focos de incêndio. Em Arnouville, uma cidade vizinha a Villiers-le-Bel (ao norte do aeroporto Charles de Gaulle), os jovens também destruíram a delegacia e a estação de trem do subúrbio.

O prefeito de Villiers-le-Bel lançou nesta segunda-feira, um apelo para que todos se mantenham calmos e declarou que as circunstâncias das mortes dos dois adolescentes serão esclarecidas.

A morte de dois jovens em um subúrbio de Paris também foi o fator que desencadeou, em 2005, uma onda de violência que se alastrou pelos subúrbios de toda a França. Nas três semanas de conflitos que se seguiram, mais de 10 mil carros foram queimados e centenas de prédios públicos foram destruídos. Na época, o estado de emergência chegou a ser instaurado na França.

Morte de jovens causa distúrbios em periferia de Paris. Acidente fatal entre moto e viatura gera confrontos entre jovens e polícia; pelo menos 20 são feridos

Fonte: http://www.estadao.com.br
 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir