Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-11-2007

DECORAÇíO NATALINA. RESGATANDO TRADIÇíO
Da arte indígena à arte popular nascem das mãos de uma verdadeira artesã, Luciá Sampaio, peças decorativas e ornamentadas como
DECORAÇíO NATALINA. RESGATANDO TRADIÇíO
Foto: José Geraldo Oliveira

Da arte indígena à arte popular nascem das mãos de uma verdadeira artesã, Luciá Sampaio, peças decorativas e ornamentadas como: Casa de Papai Noel, manjedoura, José, Maria, o Menino Jesus, trenó e renas, entre outros, que estão enfeitando a Praça Domingos José Martins, no centro de Itapemirim, fazendo reviver o espírito natalino e resgatando a importância da tradição do Natal em Família.

Luciá Sampaio, que é secretária de Turismo e Lazer de Itapemirim, é uma artista de sangue musical, literário, cênico e, para quem desconhecia, artesanal. Usando uma linha muito especial de objetos feitos com materiais naturais e ecológicos, destacando o valor histórico, econômico e a representação das culturas locais, Luciá une num mesmo espaço o rústico e aconchegante, passando pelo moderno e pelo contemporâneo.

Para reviver e relembrar, e mesmo para homenagear o nascimento do Salvador da Humanidade, Luciá criou peças artesanais, mescladas a produtos artificiais desde móveis de madeira até materiais naturais como bambu, algodão e palha e com isso a decoração natalina já toma conta do cenário municipal, despertando a atenção dos transeuntes.

Do isopor à tinta em spray, às bolas coloridas, aos anjos e estrelas, a decoração e iluminação natalinas de Itapemirim são minuciosamente planejadas e coordenadas pela secretária de Turismo e Lazer que, atenta aos detalhes, é um exemplo de personalidade que busca dentro de si (autodidata que é) inspiração com uma soma de muito amor para chegar a tão surpreendentes resultados.

Basta uma tarde de sábado à beira-mar, ou enquanto visita uma baleia encalhada e lá está Luciá a colher conchas para serem armazenadas no "atelier" da Secretaria de Turismo e futuramente, transformadas em material decorativo.

Entre uma tarefa e outra, a equipe Semturel (Telma, Jamil, Patrícia, Nara, Deivid e Nete), recolhe sementes de pinheiro, garrafas PET, mas os galhos secos de árvores, os troncos e o resquício do coqueiro ou as folhas secas das palmeiras, quem "cata" é a própria - Luciá. E quando menos se espera, mais uma peça pronta!

Bom, vizinhos da esplendorosa e magnífica Igreja Nossa Senhora do Amparo, lá estão a Sagrada Família, as luzes e cores que enfeitarão os pinheiros e árvores, os bonecos de neve e os embrulhos suspensos. Tudo isto já desperta em cada cidadão o sentimento de fraternidade que há no itapemirinense.

Enfim, enfeitem suas fachadas com guirlandas e pisca-piscas, abracem o Natal que está chegando, porque Itapemirim já abriu seus braços para te receber, na sede ou nos distritos, nas montanhas ou no mar, bem pertinho de nós está o Reveillon, o Verão 2008 e o Carnaval. Prestigie a criatividade da turminha (são pouquíssimos funcionários e dão conta do recado) do Turismo e caia na folia. Venha para Itapemirim. Entre nessa festa e divirta-se!

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir