Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-11-2007

Tião Viana garante segurança na votação da cassação de Renan
Em caso de renúncia ou cassação, nova eleição deve ser convocada dentro de cinco dias.
Tião Viana garante segurança na votação da cassação de Renan
Foto: www.robertokuppe.com

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), garantiu nesta sexta-feira (30) que a segurança do Senado tomará as medidas "naturais" para que não haja confusão durante a análise do processo de cassação contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcada para a próxima terça-feira (4) no plenário.

Durante a votação do primeiro processo, em setembro, houve confusão por conta da sessão secreta, prevista no regimento, e derrubada depois que o plenário aprovou um projeto de resolução que torna aberta a sessão que avalia pedidos de cassação.

"Felizmente a sessão será aberta e nós temos o direito de todos assistirem. O que nós temos que considerar é que temos 700 jornalistas registrados que estarão querendo dar cobertura à matéria, e isso vai gerar uma tentativa da segurança do Senado em assegurar um espaço para que eles possam dar a melhor cobertura para o Brasil de um assunto que deve ser do interesse de todos", disse Viana.

O voto, no entanto, continua secreto e, conforme informou o G1, uma proposta para terminar com a votação secreta nos processos de cassação tramita na Câmara há seis anos, sem desfecho até agora.

Viana ainda explicou que, no caso de cassação de Renan ou de renúncia do parlamentar à Presidência, ele terá cinco dias para convocar nova eleição. "Posso até convocar para o outro dia, sem problema, desde que haja acordo entre os líderes", admite.

Mas o próprio líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), admitiu que há uma disputa em curso no partido e que, portanto, não haveria condições de uma votação imediata. Pelo menos três senadores podem entrar na briga para substituir Renan Calheiros: Garibaldi Alves (PMDB-RN), Neuto do Couto (PMDB-SC) e Valter Pereira (PMDB-MS).

A tendência, avaliada ao longo da semana por senadores de oposição e da base aliada, é de que Renan será absolvido com larga margem de votos. Ele é acusado de manter sociedade por meio de laranjas em emissoras de rádio e em um jornal no Estado de Alagoas. O senador nega as acusações.

Tião Viana não quis opinar sobre a tendência do plenário."Eu não vou entrar nesse mérito porque, nesse detalhe, cabe a consciência de cada senador. É um julgamento ético, que afeta um sentimento de justiça e afeta a instituição Senado Federal", disse Viana.

Tião Viana garante segurança na votação da cassação de Renan. Votação de processo está marcada para terça-feira (4). Em caso de renúncia ou cassação, nova eleição deve ser convocada dentro de cinco dias.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir