Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2007

Inaugurado maior centro de tratamento de Aids da rede de saú
Foi inaugurado em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, o maior centro de tratamento de Aids da rede de saúde do estado.
Inaugurado maior centro de tratamento de Aids da rede de saú
Foto: G1

Foi inaugurado em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, o maior centro de tratamento de Aids da rede de saúde do estado. A abertura da unidade, instalada no Hospital Pedro II, marcou o Dia Mundial de Luta contra a Doença. À tarde autoridades federais e estaduais participaram de um ato religioso aos pés do cristo redentor.



Há cinco anos o estado não registra aumento no número de pacientes internados por causa de doenças provocadas pelo vírus. Mas as estatísticas ainda preocupam. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde a cada ano, o Rio de Janeiro registra 1,5 mil novos casos de contaminação por HIV.

Agilizar o diagnóstico é um dos objetivos deste centro inaugurado neste sábado (1) no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. A unidade é referência no tratamento do HIV na rede pública do estado.



Campanha em Copacabana
Em Copacabana quem passou pela praia recebeu um alerta. Integrantes de uma organização não governamental colocaram placas na areia e usaram o teatro para denunciar o preconceito enfrentado pelas pessoas que têm o HIV.

Em outro ponto turístico da cidade o dia também foi marcado pela conscientização.
No Corcovado, o Cristo Redentor recebeu o principal símbolo da luta contra Aids. Um laço vermelho da solidariedade de 15 metros de altura enfeitou um altar montado para uma celebração religiosa.

O ato reuniu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Scheidt, e representantes de outras igrejas e religiões.

Voluntários da Fundação Viva Cazuza vestiram camisetas com estampas que falavam sobre a necessidade do uso do preservativo. Um grupo ligado a portadores do HIV protestou. Nos cartazes denúncias de falta de exames e remédios, na rede pública de saúde.

Inaugurado maior centro de tratamento de Aids da rede de saúde do RJ
Número de pacientes com doenças provocadas pelo HIV no estado não aumenta há 5 anos.
Copacabana e Corcovado tiveram eventos para lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids.


Fonte: G1
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir