Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 02-12-2007

Brasil é bicampeão da Copa do Mundo
O Brasil é bicampeão da Copa do Mundo do Japão.
Brasil é bicampeão da Copa do Mundo
Foto: Globo Esporte

O Brasil é bicampeão da Copa do Mundo do Japão. Após a conquista em 2003, a seleção brasileira colocou em quadra o melhor voleibol do mundo e conseguiu o segundo título seguido na competição. Neste domingo, em Tóquio, com o ginásio lotado de japoneses, os brasileiros derrotaram os donos da casa por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/21, 25/19 e 25/18, e ergueram a taça. Foi o 21º título da vitoriosa "Era Bernardinho", em 26 torneios disputados.

A seleção brasileira deixa o Japão com uma bela campanha. Após a inesperada derrota para os Estados Unidos logo na estréia da Copa do Mundo, os meninos entraram em uma boa seqüência de vitórias. Eles bateram Espanha, Egito e Porto Rico. Contra a Bulgária, mostraram toda a sua força. Nas partidas contra Austrália, Tunísia, Coréia do Sul e Argentina, um bom "treino" para o duelo mais esperado da competição: a Rússia.



Gigante russo
E foi exatamente contra os russos que o Brasil comprovou a sua superioridade e mostrou porque é a melhor seleção do mundo. Os brasileiros não só atropelaram os adversários, sem dar a menor chance, como também garantiram a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 ao lado de Bulgária e Rússia. O excelente resultado teve direito a um desabafo do levantador Marcelinho.

- Essa competição é de alto nível. Aqui estão as melhores equipes do mundo. Depois do Sul-Americano, falaram muito de mim. A imprensa questionou a minha qualidade como levantador. Mas estamos nas Olimpíadas. Agora não podem falar mais nada. E que escrevam: "Com Marcelinho, Brasil conquistou a vaga a Pequim" - diz ele, referindo-se às diversas matérias feitas pela imprensa lembrando a falta de Ricardinho, cortado da seleção brasileira às vésperas dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.



JOGO: Alegria japonesa no início
A seleção brasileira entrou em quadra contra o Japão com a formação titular da Copa do Mundo. Com um ginásio repleto de japoneses empolgados e barulhentos, o técnico Bernardinho colocou para iniciar a partida o capitão Giba, Dante, Gustavo, Rodrigão, André Nascimento, Marcelinho e Serginho.


FIVB
Seleção brasileira consegue mais um bom resultado. Brasil está nas Olimpíadas 2008Desconcentrados, os meninos deixaram que o Japão gostasse do jogo desde o início. Os japoneses não tinham nada a perder, não tinham chance de garantir a vaga a Pequim e, muito menos, de serem campeões. Como motivação, ainda contavam com a fervorosa torcida. O Brasil não conseguiu achar os atacantes japoneses, e a forte defesa adversária fez a sua parte. A seleção encontrou dificuldades para virar os ataques e ficou atrás no placar. O primeiro set chegou ao empate em 10 a 10, mas os japoneses pareciam jogar a vida. No fim da parcial o Brasil esboçou uma reação. No entanto, um saque para fora de Marcelinho selou a derrota da seleção em 23 a 25.



Reação brasileira
A seleção brasileira voltou mais concentrada no segundo set. Mesmo com a empolgação japonesa, os brasileiros souberam manter a calma e mudaram a tática. André Nascimento foi bastante exigido e não decepcionou. Giba, muito marcado, começou a pontuar do fundo de quadra. Assim, o Brasil manteve a frente do placar. O Japão sentiu o bom momento do adverário. Em três saques de Rodrigão, os japoneses erraram a recepção e permitiram a deslanchada brasileira: 20 a 17. Com 23 a 20, Bernardinho colocou Samuel, na posição de oposto, e Bruninho. Um belo bloqueio de Gustavo deu o set point ao Brasil: 24 a 20. Novamente o meio-de-rede, mas em um ataque, fechou em 25 a 21.



Nova forma de jogar
O Brasil voltou em quadra para o terceiro set com uma postura diferente. Como uma das forças japonesas é a velocidade e boa defesa, a seleção mudou o saque e se deu bem. Em uma séria de saques flutuantes, Giba quebrou a recepção do Japão, assutou o adversário e abriu 4 a 1 no placar. Os atacantes, atentos à forma de jogar japonesa, optaram por explorar o bloqueio e não virar as bolas. E a seleção foi aumentando a vantagem: 13 a 8. Dante foi o destaque do Brasil na parcial. Marcelinho aproveitou o bom entrosamento que tem com o atacante, já que os dois jogam juntos no Panathinakos da Grécia, para deixá-lo soltar o braço. Rodrigão fez um lindo bloqueio e deu mais tranqülidade à seleção: 20 a 15. Um ace de Marcelinho deu mais motivação para os meninos fecharem em 25 a 19.

Oposto André Nascimento, com 23 acertos, foi o maior pontuador,
enquanto Dante recebeu o prêmio de melhor jogador da partida


Situação inusitada impulsiona vitória do Brasil. É o bicampeonato!
Logo no início do quarto set, Koshikawa aplicou uma série da saques e abriu em 4 a 1. Bernardinho pediu tempo para acalmar os seus jogadores e esfriar o japonês no serviço. Não surtiu efeito, e o Japão abriu 7 a 2. Uma confusão no rodízio japonês fez o jogo ficar parado por alguns minutos. Os juízes conversaram e, pelo erro, o Japão perdeu todos os pontos. Brasil 2 x 0 Japão. Com a bola em jogo, os brasileiros fizeram quatro pontos na sequência e abriram 6 a 0. Alguns vacilos da seleção brasileira permitiram uma reação do Japão. Giba errou um saque e o placar ficou em 11 a 8. Para se redimir, o capitão cresceu do fundo de quadra e ampliou para o Brasil. No bloqueio simples, André Nascimento colocou 15 a 8 no marcador. O Japão tentou acabar com a festa do Brasil. Bernardinho precisou pedir tempo para acalmar os ânimos. André Nascimento deu o set point ao time. E um saque forçado deu o bicampeonato à seleção brasileira: 25 a 18.





Fonte: Globo Esporte
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir