Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-12-2007

Homem morre eletrocutado no DF, após ser atingido por raio.
José Cláudio Feitosa pegava manga com a enteada. Ele sofreu seis paradas cardiorrespiratórias
Homem morre eletrocutado no DF, após ser atingido por raio.
Foto: google

Um homem morreu na última segunda-feira (3), após ser atingido por um raio na Ceilândia, cidade próxima a Brasília. José Cláudio Feitosa, de 21 anos, pegava manga com a enteada, Hemily, 3 anos, que sofreu queimaduras e ficou com sinais da descarga elétrica no rosto, na perna e no tórax.

A mãe de Hemily conta que o local é descampado, mas o dia estava claro. "A chuva veio de repente, com vento muito forte, depois surgiu o trovão. Só vimos o raio. O irmão dele já veio correndo e pedindo socorro, porque a Hemily e o José tinham sido atingidos", conta a dona-de-casa Lesandra Gomes Tavares.

José Cláudio Feitosa ainda foi levado para o Hospital Regional de Ceilândia, mas, segundo o médico, sofreu seis paradas cardiorespiratórias e não resistiu.

"No caso dele, aconteceu uma descarga elétrica muito alta que levou a uma fibrilação do coração, com uma parada cardíaca. É como se você ligasse um aparelho de 110 volts em uma tomada de 220 volts. Essa sobrecarga de energia faz o coração parar", explica o médico Baelon Alves.

Cuidados
De acordo com a Defesa Civil, cerca de mil pessoas em todo país são atingidas por raio a cada ano. Na maioria das vezes, indiretamente" o que evita a morte. Mas uma descarga elétrica pode chegar a 30 mil volts, por isso o alerta.

Para o coronel Luiz Carlos Ribeiro, da Defesa Civil, deve-se evitar atravessar locais descampados. "Além disso, se a pessoa estiver dentro da água, tem que sair. As pessoas que estão dentro de casa devem evitar ficar perto de portas e janelas. Também não devem usar eletrodomésticos como ferro, televisão e telefone com fio. É muito importante que a pessoa só use o telefone em caso de extrema necessidade, porque pode acontecer uma descarga elétrica", orienta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir