Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-12-2007

Renan renuncia à presidência do Senado.
Decisão foi anunciada durante discurso em plenário nesta terça-feira.
Renan renuncia à presidência do Senado.
Foto:www.g1.com.br

Após seis meses de denúncias, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) renunciou nesta terça (4) à presidência do Senado como estratégia para evitar a cassação do mandato no plenário do Senado.

Assista ao lado o discurso da renúncia

Leia o texto da renúncia

Renan escapou de ter o mandato cassado em setembro, acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista de construtora. Na ocasião, ele foi absolvido pelos senadores após votação em plenário.

Nesta terça, ele tenta evitar novamente a cassação, agora pela acusação de ter sociedade, por meio de "laranjas", com o usineiro João Lyra em duas emissoras de rádio e um jornal em Alagoas.

Renan nega a acusação. "O parecer [do Conselho de Ética] é totalmente equivocado para não dizer indigno. É uma coisa que não tem início, meio e fim. Não tem nenhum documento contra mim", disse Renan. "Daqui a pouco, daqui a bem pouquinho, vamos ver que essa acusação que o Senado pára para julgar é uma coisa absolutamente improcedente", previu, em referência à votação.

Para um senador perder o mandato, são necessários 41 votos favoráveis à cassação. Em setembro, 35 senadores votaram pela cassação.

Renan renunciou à presidência do Senado nesta terça durante rápido discurso em plenário. Ele estava licenciado do cargo. A licença terminaria em 29 de dezembro.

Sucessão
Com a renúncia de Renan Calheiros, o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), é obrigado a convocar nova eleição para presidente no prazo de cinco dias.

Confira no vídeo ao lado as denúncias que levaram Renan a renunciar à presidência do Senado

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), anunciou que reunirá os líderes partidários na próxima terça (11) para tratar da sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL).

Na reunião, os parlamentares decidirão a data da eleição do novo presidente da Casa, que deve ser do próprio PMDB, partido de Renan.

O único pré-candidato assumido à presidência do Senado é Garibaldi Alves (PMDB-RN). O líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), alertou que pelo menos outros dois senadores devem disputar a vaga: Valter Pereira (MS) e Neuto do Couto (SC).

"Vou pedir votos. Candidato, até a hora da eleição, deve pedir votos", disse Alves, que tem o apoio de senadores de oposição, como o líder do Democratas, José Agripino (DEM-PI). "Para nós, ele é um bom nome", disse Agripino.

Renan renuncia à presidência do Senado para evitar perder mandato
Decisão foi anunciada durante discurso em plenário nesta terça-feira.
Tião Viana, presidente interino, deve convocar nova eleição no prazo de cinco dias.



Fonte: www.g1.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir