Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-12-2007

Barco em memória de caçador de crocodilos
O Japão iniciou em novembro seu programa anual de caça de baleias com "fins científicos"
Barco em memória de caçador de crocodilos
Foto: Reuters/Sea Shepherd Conservation Society

Um barco batizado com o nome de Steve Irwin, o "caçador de crocodilos" australiano que morreu no ano passado, partirá hoje do porto de Melbourne para iniciar uma campanha contra os baleeiros japoneses que operam no Pacífico Sul.

Em comunicado lido durante a cerimônia de batismo do navio, a viúva de Irwin, Terri, disse que a homenagem é uma prova de que o legado de seu marido continuará no futuro, informou a agência australiana "AAP".

"Steve sempre levou as baleias no coração. Em 2006, ele estudava a possibilidade de participar da viagem do Sea Shepherd para defender esses preciosos animais", revelou.

O barco do grupo ambientalista Pastores do Mar (Sea Shepherd Conservation Society) era chamado de Robert Hunter, em homenagem a um dos fundadores do Greenpeace. Ele vai à Antártida para tentar evitar que caçadores japoneses continuem o massacre de baleias.

O Japão iniciou em novembro seu programa anual de caça de baleias com "fins científicos". Este ano, a meta é capturar 50 baleias corcundas, 935 baleias minke e 50 baleias fin.

A operação deste ano está sendo chamada de Operação Migaloo, nome tirado de uma baleia albina que todos os anos passa perto do litoral australiano ao emigrar para águas do norte.

A Comissão Baleeira Internacional (CBI) solicitou no mês passado de junho ao Japão que detenha seu programa de "capturas com fins científicos. A Austrália é um dos países que mais se opõem ao plano.

Barco em memória de caçador de crocodilos vai enfrentar baleeiros.

O Japão iniciou em novembro seu programa anual de caça de baleias com "fins científicos".

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir