Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-12-2007

Rei da Tailândia completa 80 anos após superar problemas
Os atos começaram esta manhã, com um desfile pela cidade que terminou no Palácio Real
Rei da Tailândia completa 80 anos após superar problemas
Foto: Royal Bureau/AFP

A Tailândia começa hoje um período de cinco dias de celebrações oficiais dos 80 anos do rei Bhumibol Adulyadej, que assumiu a Coroa em 1946, e cuja delicada saúde foi motivo de preocupação nos últimos meses.

Os atos começaram esta manhã, com um desfile pela cidade que terminou no Palácio Real. O Rei foi recebido por milhares de pessoas vestidas de amarelo, cor associada à sua figura.

No Palácio Real de Chitralada, residência oficial do rei, os convidados acenderão milhares de velas em sinal de tributo durante uma cerimônia transmitida pela TV para todo o país.

As celebrações se estenderão durante mais quatro dias. Todos os funcionários públicos vestirão roupas amarelas por ordem do atual Governo militar.

A norma deve ser acompanhada pela maioria de tailandeses que vê Bhumibol, nono monarca da dinastia Chakri, como uma espécie de divinidade. Durante os cindo dias de festa será proibido de vender álcool em bares e estabelecimentos públicos. Os bordéis fecharão suas portas.

A saúde do Rei preocupou os tailandeses após a sua internação numa clínica, dia 13 de outubro, por causa de uma insuficiência de irrigação sanguínea no cérebro. Ele permaneceu três semanas hospitalizado.

Os atos começaram esta manhã, com um desfile pela cidade que terminou no Palácio Real.

Rei da Tailândia completa 80 anos após superar problemas de saúde.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir