Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 06-12-2007

Por problema técnico, Nasa adia lançamento da Atlantis
O lançamento está cancelado por pelo menos 24 horas", afirmou o representante do Centro Espacial Kennedy
Por problema técnico, Nasa adia lançamento da Atlantis
Foto: Florida Today/Craig Rubadoux/AP

A Nasa (agência espacial norte-americana) adiou nesta quinta-feira por pelo menos 24 horas o lançamento da nave Atlantis, em razão de uma falha técnica, informou um porta-voz da agência.

Dois dos quatro medidores de nível de combustível do tanque externo da nave indicam que o reservatório está vazio, quando na verdade está cheio. Em geral se considera que se pode efetuar o lançamento de três dos quatro indicadores funcionam normalmente, informou a Nasa.

"O lançamento está cancelado por pelo menos 24 horas", afirmou o representante do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

Engenheiros detectaram que dois medidores de combustível da Atlantis mostram que tanque está vazio, mas na verdade está cheio

O lançamento da Atlantis estava marcado para as 19h31 de hoje, no horário de Brasília, diretamente do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. A próxima oportunidade para o lançamento deve ser as 19h09 desta sexta-feira (6).

O problema detectado hoje é mais um capítulo da novela no qual se tornou o lançamento do laboratório europeu Columbus rumo à ISS. A ESA (agência espacial européia) já espera por isso há mais de quatro anos.

A data planejada para o lançamento do laboratório teve de ser adiada depois que a Nasa interrompeu as viagens dos ônibus espaciais em razão do desastre com o Columbia, em 2003.

O Columbus, primeiro laboratório europeu no espaço, será cenário de múltiplos experimentos em condições de gravidade quase nulas. Os dois primeiros experimentos serão de biologia e física de fluidos, em mini-laboratórios dentro do módulo espacial.

Com informações das agências France Presse e Reuters.

Por problema técnico, Nasa adia lançamento da Atlantis para sexta-feira.

O lançamento está cancelado por pelo menos 24 horas", afirmou o representante do Centro Espacial Kennedy.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir