Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-12-2007

Avião gigante pousa no Brasil pela primeira vez
O Airbus A380 fará vôo promocional com convidados durante a tarde
Avião gigante pousa no Brasil pela primeira vez
Foto: Daniel Santini/G1

O avião A380 da Airbus, a maior aeronave de passageiros do mundo, pousou nesta segunda-feira (10) pela primeira vez em território brasileiro, após passagem pela Argentina, de onde veio com cerca de 65 passageiros. O "avião gigante" aterrissou no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 11h30.

O Airbus que visita o Brasil é a aeronave de número sete produzida pela empresa européia. O avião, que tem as cores da empresa, ainda não está vendido para nenhuma companhia aérea - ele é utilizado somente para testes e demonstrações. A aeronave foi configurada para transportar os passageiros apenas em assentos normais, diferente do avião que já está sendo utilizado pela Singapora Airlines, que já tem algumas melhorias, como suítes na parte superior da aeronave.

À tarde, a aeronave fará um vôo promocional, levando apenas 150 passageiros (a capacidade da aeronave é de 525 passageiros). O número limitado se deve ao fato de que a empresa quer que os passageiros possam circular livremente pela aeronave. Além disso, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o número de passageiros será restrito em função de só haver cinco comissários de bordo escalados para a primeira passagem da aeronave no Brasil.

O vôo de demonstração também vai permitir a análise de mudanças no aeroporto para que ele possa receber a aeronave em vôos regulares. O vôo de cerca de duas horas ainda não tem trajeto definido. De acordo com a empresa, a rota será determinada pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), conforme estiver o espaço aéreo brasileiro. A preferência será por trecho próximo ao litoral, com fluxo menor de aeronaves.

Dos 150 passageiros, cem são convidados da TAM, empresa que organizou o vôo. Além destes, voarão 20 autoridades e 30 jornalistas. A previsão é de que o vôo, que sai às 15h de São Paulo, dure duas horas.

Na terça-feira, o A380 deve ficar em terra firme, aberto para a visitação de convidados da Airbus até as 19h. No aeroporto de Guarulhos, a aeronave ficará acoplada ao portão de número 24, que possui uma ponte móvel especial capaz de se adaptar ao tamanho de qualquer aeronave, já que o A380 tem 24 metros de altura. O avião volta para a França no mesmo dia.

No Brasil
O primeiro exemplar do A380 produzido pela Airbus foi entregue à empresa Singapore Airlines em outubro deste ano. Ele fez o seu primeiro vôo comercial no dia 25 daquele mês, em uma viagem entre o aeroporto Changi, em Cingapura, e Sydney, na Austrália.
Até o momento, nenhuma empresa brasileira manifestou interesse em adquirir a aeronave.

Na América do Sul, a Aerolíneas Argentinas será a primeira empresa a receber o A380, devendo usá-lo em vôos regulares na rota São Paulo-Buenos Aires-Madri a partir de 2010.

A Lufthansa mantém interesse em usar o A380 "no longo prazo" no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A companhia encomendou 15 modelos A380 para suas operações no mundo todo. Atualmente, a companhia faz 14 vôos semanais entre o Brasil e a Alemanha.

Mais sobre o A380
Com capacidade para levar de 525 a 853 passageiros, o "avião gigante" promete reduzir em cerca de 15% o custo de transporte e o consumo de combustível por pessoa transportada. O A380 tem camas duplas, suítes, bar e, prometem os fabricantes, nenhum ruído.

O A380 é também a primeira aeronave a ter o certificado internacional de redução de impacto ambiental ISO 14001. Outro ponto destacado pela empresa é o sistema de redução de ruídos, que promete cortar pela metade o barulho produzido por outras aeronaves nas regiões localizadas ao redor dos aeroportos.

'Avião gigante' pousa no Brasil pela primeira vez. O Airbus A380 fará vôo promocional com convidados durante a tarde. Na terça-feira, aeronave deve ficar em terra firme, para a visitação de convidados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir