Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2007

Vestido de urso polar, faz protesto na praia
Ativista do Greenpeace carrega menina em praia, em protesto pac�fico no dia de encerramento da Confer�ncia da ONU
Vestido de urso polar, faz protesto na praia
Foto: Adek Berry / AFP

Cerca de 200 na��es entraram em acordo, no s�bado, durante as conversa��es lideradas pela ONU em Bali para lan�ar uma rodada de negocia��es sobre um novo pacto para combater o aquecimento global, ap�s uma concess�o dos Estados Unidos permitir um avan�o hist�rico.

Washington afirmou que o acordo marca um novo cap�tulo na diplomacia relacionada ao clima ap�s seis anos de disputas com grandes aliados desde que o presidente George W. Bush se recusou a participar do protocolo de Kyoto em 2001, o principal tratado existente para combater o aquecimento.

"Este � um momento decisivo para mim e para o meu mandato como secret�rio-geral", disse Ban Ki-moon, o secret�rio-geral da Organiza��o das Na��es Unidas, ap�s retornar a Bali para implorar aos delegados para que superassem as diferen�as, no primeiro dia de prolongamento do prazo das negocia��es.

Ban estava em uma visita a Timor Leste. "Estou profundamente grato a muitos pa�ses-membros pela flexibilidade e pelas concess�es", disse Ban � Reuters.

O encontro de Bali aprovou um "mapa" para dois anos de negocia��es para a ado��o de um novo tratado que substitua o de Kyoto, a partir de 2012, abrangendo na��es como os Estados Unidos e pa�ses em desenvolvimento como China e �ndia. Sob o acordo, o tratado que suceder� Kyoto ser� definido em Copenhagem no fim de 2009.

O acordo, ap�s duas semanas de negocia��es, ocorreu ap�s os Estados Unidos dramaticamente retirarem a oposi��o a uma proposta dos pa�ses do G7 --o grupo dos sete pa�ses mais industrializados do mundo-- para que as na��es ricas fa�am mais para ajudar os pa�ses em desenvolvimento na luta contra o aumento da emiss�o de gases de efeito estufa.

O ministro do Meio Ambiente da Indon�sia, Rachmatg Witoelar, bateu o martelo do acordo sob aplausos de delegados, desgastados ap�s negocia��es intensas e numerosas disputas nos �ltimos 15 dias.

"Eu acho encorajador. Esse � um sinal real de disposi��o para um acordo", disse Yvo de Boer, secret�rio-executivo da Conven��o do Clima da ONU.

Acomoda��es

A Uni�o Europ�ia ficou satisfeita com o acordo.

"Era exatamente o que quer�amos", disse Humberto Rosa, chefe da delega��o da Uni�o Europ�ia. "N�s teremos agora dois anos tremendamente exigentes, come�ando em janeiro."

Um pacto em 2009 dar� tempos aos governos para ratificar o acordo e dar certeza aos mercados e investidores interessados em adotar tecnologias de energia limpa, como turbinas de vento e pain�is solares.

O tratado de Kyoto obriga a todos os pa�ses industrializados, exceto os Estados Unidos, a cortar emiss�es de gases de efeito estufa entre 2008 e 2012. Na��es em desenvolvimento s�o dispensadas. As novas negocia��es v�o procurar integrar todos os pa�ses no controle das emiss�es a partir de 2013.

"N�o h� d�vidas de que abrimos uma nova p�gina e estamos avan�ando", disse James Connaughton, chairman do Conselho de Qualidade Ambiental da Casa Branca, em Bali.

Os Estados Unidos s�o o maior emissor de gases de efeito estufa, � frente da China, R�ssia e �ndia.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir