Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-12-2007

Bolívia admite presença de observadores nos departamentos
Simpatizante do presidente Evo Morales segura faixa com imagem de 'Che' Guevara, durante cerimônia
Bolívia admite presença de observadores nos departamentos
Foto: David Mercado / Reuters

O governo boliviano abriu a possibilidade de uma intervenção de embaixadores da União Européia na condição de observadores para mediar o diálogo com os quatro departamentos (Estados) rebeldes que se mobilizam para declarar sua autonomia em relação ao governo central. A informação foi fornecida neste sábado o porta-voz da presidência, Alex Contreras.

Na noite de sexta-feira (14), representantes diplomáticos europeus reuniram-se com o presidente Evo Morales e mostraram preocupação com o clima de enfrentamento político e regional na Bolívia.

Ainda de acordo com Contreras, o presidente boliviano confirmou estar disposto a iniciar um processo de diálogo. Os embaixadores informaram a Morales as posições das autoridades regionais de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando, além de Cochabamba, cujo prefeito, Manfred Reyes Villa, já se reuniu com os representantes.

Quatro departamentos bolivianos entregarão hoje seus estatutos de autonomia. Esse é o princípio de separação dos poderes legislativos e executivos destas regiões, como um desafio aberto a Morales, que apresentará também neste sábado o novo texto da Carta Magna, aprovada pela Assembléia Constituinte.

Divisão de renda

Os líderes dos quatro departamentos de oposição protestam contra o aumento dos poderes do presidente e a redistribuição de grande parte da riqueza destas províncias entre as regiões andinas mais pobres. Os Departamentos rebeldes somam cerca de dois terços do produto interno bruto do país e tem um terço da população.

Em declaração na sexta-feira, Morales chamou o movimento de autonomia dos departamentos de ilegal e inconstitucional.

Simpatizante do presidente Evo Morales segura faixa com imagem de 'Che' Guevara, durante cerimônia.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir