Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 16-12-2007

Turquia usa caças e faz o pior ataque ao norte do Iraque
Turquia teria enviado 24 aviões para bombardear a região por 4 horas
Turquia usa caças e faz o pior ataque ao norte do Iraque
Foto: Burhan Ozbilici/AP

Aviões turcos bombardearam na, madrugada deste domingo (16), posições situadas em território iraquiano que servem habitualmente de refúgio para rebeldes curdos. A informação foi dada por fontes do Curdistão iraquiano e também pelo Exército turco.

"Nossas primeiras informações falam de oito aviões de combate turcos que bombardearam povoados fronteiriços, especialmente a cidade de Pashashan", afirmou o porta-voz dos "peshmergas" (as forças de segurança da região autônoma do Curdistão iraquiano), Jabbar Yawa, para a agência de notícias France Presse.

A agência de notícias Efe informa que 24 caças turcos bombardearam a região em um ataque que durou quatro horas.

Este foi o maior ataque turco feito na região desde que o Parlamento daquele país deu carta branca ao Exército para atacar os rebeldes do PKK em 21 de outubro.

O PKK é considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Européia e utiliza suas bases no norte do Iraque para lançar ataques contra Ancara. O grupo surgiu em 1984 e nesses anos de luta pelo menos 37.000 pessoas morreram.

O ataque

As populações atacadas se encontram perto do monte de Qandil, no nordeste do Iraque, que serve de refúgio para os combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que enfrentam o poder de Ancara.

Jabbar informou que os ataques destruíram várias pontes e que famílias inteiras estão fugindo da região.

O ministro turco das Relações Exteriores, Ali Babacan, desmentiu que as áreas bombardeadas eram civis e o PKK, através de uma nota na internet, confirmou o ataque aéreo contra posições rebeldes.

A Turquia, que tenta expulsar o PKK de seus refúgios no norte do Iraque, já realizou uma primeira operação militar, em 1 de dezembro, contra grupos rebeldes nessa região.

Protesto

No sábado (15),quase 10.000 curdos foram às ruas de Düsseldorf (oeste da Alemanha), em favor da paz na zona transfronteiriça entre Iraque e Turquia.

Pelo menos 20 pessoas, das quais sete eram policiais, ficaram levemente feridas durante a passeata organizada pela Federação de associações curdas da Alemanha.

As forças de segurança usaram cacetetes e gás lacrimogêneo contra alguns agitadores da extrema-esquerda e contra jovens curdos que pareciam dispostos a recorrer à violência, segundo um comunicado policial.

Quatro pessoas foram presas por distúrbio da ordem pública.

Turquia usa caças e faz o pior ataque ao norte do Iraque. Alvos eram rebeldes do PKK, mas há informações de civis atingidos. Turquia teria enviado 24 aviões para bombardear a região por 4 horas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir