Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-12-2007

Em La Paz, Lula discute corredor oceânico e investimentos.
Ele se reunirá com os presidentes do Chile e da Bolívia. Será analisado projeto para unir por via terrestre o Atlântico ao Pacífico
Em La Paz, Lula discute corredor oceânico e investimentos.
Foto: http://g1.globo.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega neste domingo (16) a La Paz para reuniões com os colegas Evo Morales, da Bolívia, e Michelle Bachelet, do Chile. No primeiro encontro, está previsto a assinatura do acordo para construir uma rodovia que ligará os oceanos Atlântico ao Pacífico.

A reunião entre os três presidentes servirá para analisar os detalhes do projeto que tem uma extensão de cerca de 4 mil quilômetros, que ligará Santos, no litoral paulista, às cidades chilenas de Arica e Iquique, passando por Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

A previsão do governo boliviano é que a rodovia esteja pronta no final de 2009. Além dos mandatários, participa também do encontro o presidente-executivo da Cooperação Andina de Fomento (CAF), Enrique García. A CAF é uma instituição financeira multilateral composta por 17 países latino-americano, mais o Caribe, a Espanha e outros 15 bancos privados da região.

O presidente Lula deve chegar à La Paz por volta das 18h30. Ele segue direto ao Palácio do Governo para reunião privada com os dois colegas. Depois do encontro, haverá uma cerimônia de assinatura da declaração sobre o corredor bioceânico. No mesmo local, Morales oferecerá um jantar em homenagem a Lula e Bachelet.

A agenda de segunda-feira (17) é dedicada ao encontro bilateral para discutir a retomada dos investimentos da Petrobras na Bolívia. Além disso, serão assinados acordos nos setores energético, educacional e de cooperação técnica na área agrícola e florestal.

A comitiva de Lula é composta por diversos empresários e os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Nelson Jobim (Defesa), Tarso Genro (Justiça), Nelson Hubner (Minas e Energia), Paulo Bernardo (Planejamento), e o general Jorge Armando Félix (Gabinete de Segurança Institucional).


Em La Paz, Lula discute corredor oceânico e investimentos.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir