Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 00-00-0000

Teia visando Abacaxi Descartado
Est� na fase final para o funcionamento da agroind�stria, que ir� beneficiar o abacaxi descartado na lavoura
Teia visando Abacaxi Descartado
Foto: Teia

Est� na fase final para o funcionamento da agroind�stria, que ir� beneficiar o abacaxi descartado na lavoura, num sistema de cooperativa que envolve 20 mulheres na comunidade de Capinzal. O local, que fica na zona rural de Marata�zes, ganha com as instala��es da f�brica uma nova aten��o do poder p�blico. Antes l� n�o havia �gua tratada nem tratamento de esgoto, eram em sistemas de po�os artesianos e fossas.

Com a constru��o da agroind�stria aumentou a aten��o em torno da regi�o, e a comunidade foi beneficiada com a chegada do SAAE que levou �gua tratada e tratamento de esgoto nas casas.

A �gua e a luz na f�brica j� foram ligadas e os equipamentos necess�rios para a produ��o j� foram transferidos da secretaria de agricultura, onde iniciaram a produ��o, para o local. Pequenas altera��es foram feitas como a instala��o de dois exaustores a pedido das mulheres participantes do projeto. Al�m disso, uma pia de maior dimens�o foi colocada no sentido de equipar mais o local.

O secret�rio de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Marata�zes Luciano Sans�o Teixeira n�o mede esfor�os para ajudar no sucesso do projeto" " n�o s� o munic�pio ganha com isso, como tamb�m toda a popula��o que ter� para oferecer ao turista um produto 100% Marata�zes. Al�m de ajudar o meio ambiente com a redu��o na prolifera��o de pragas na lavoura pelos abacaxis jogados fora. E por fim, evitar o desperd�cio que � inadmiss�vel num pa�s como o nosso" conclui o secret�rio.

    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir