Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 18-12-2007

Odepa confirma doping de Rebeca no Pan
Entidade pan-americana retira medalhas da nadadora, al�m de outros tr�s atletas.
Odepa confirma doping de Rebeca no Pan
Foto: Andr� Dur�o/G1

Em comunicado emitido nesta segunda-feira na Cidade do M�xico, a Odepa (Organiza��o Desportiva Pan-americana) confirmou o doping da nadadora brasileira Rebeca Gusm�o nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, al�m de outros tr�s atletas: do halterofilista brasileiro Fabr�cio Mafra; do ciclista colombiano Libardo Ni��o e do jogador nicarag�ense Pedro Wilder Rayo. Todos tiveram suas medalhas suspensas.

O exame de Rebeca deu positivo para testosterona ex�gena. Em conseq��ncia ao fato, ela perdeu as medalhas de ouro nos 50 e 100m livre, a prata no 4x100m livre e o bronze no 4x100 medley. A venezuelana Arlene Semeco herda as duas medalhas de ouro que a brasileira havia obtido.

A Odepa informou que dos 5.623 atletas, 1.274 receberam exames antidoping, 234 deles de surpresa fora de competi��o.

- Como resultado deste rigoroso processo, quatro atletas tiveram resultados anal�ticos adversos, o que constitui uma grave viola��o do regulamento dos Jogos Pan-Americanos e do C�digo Mundial Antidoping - sentencia a nota divulgada pela entidade.

Apesar dos casos, segundo a Odepa, os Jogos do Rio de Janeiro foram os mais limpos da hist�ria. Em Winnipeg 1999 foram registrados 11 casos de doping, em Santo Domingo 2003 foram 12.

A entidade pan-americana come�ou sua luta contra o doping nos Jogos de Caracas, em 1983, quando sete casos positivos foram detectados, mas dezenas de esportistas, a maioria americanos, abandonaram o certame com a descoberta de que seriam examinados.


Odepa confirma doping de Rebeca no Pan

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir