Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 18-12-2007

Nove palestinos morrem em ataques israelenses
V�timas foram atingidas na Faixa de Gaza e na Cisjord�nia.
Nove palestinos morrem em ataques israelenses
Foto: Mohammed Abed/AFP

Nove milicianos palestinos, entre eles Mayad Harazin, chefe do bra�o armado da Jihad Isl�mica, morreram na noite desta segunda-feira (17), em ataques de Israel � Faixa de Gaza e � Cisjord�nia, informaram fontes palestinas e israelenses.



A �ltima v�tima morreu perto da cidade cisjordaniana de Jenin. Tareq Abu Ali foi abatido num choque armado com soldados israelenses na localidade de Kabatiye. Ele era um dos chefes da Jihad Isl�mica no norte da Cisjord�nia, acrescentaram as fontes israelenses.



Num dos tr�s ataques a Gaza, morreu Majed Harazin, chefe dos Batalh�es de al-Quds, a mil�cia da Jihad no territ�rio.



Tr�s palestinos, entre eles Harazin, estavam num ve�culo que foi atingido por um m�ssil disparado por um helic�ptero numa das principais ruas do norte da cidade de Gaza.



Inicialmente, fontes da seguran�a palestina na Faixa afirmaram que apenas dois milicianos haviam morrrido. Mas porta-vozes militares israelenses disseram que o alvo do bombardeio era o chefe do bra�o armado da Jihad Isl�mica, e que as v�timas eram tr�s pessoas e n�o duas. Tamb�m morreu seu principal assistente, Jihad al-Daher.



Segundo as fontes israelenses, Harazin era respons�vel por ataques com foguetes contra o sul de Israel. Era ele quem supostamente determinava o n�mero de proj�teis e quando eles seriam disparados.



O l�der da mil�cia estava na lista dos mais procurados de Israel h� nove anos.



Pouco ap�s meia-noite, outro ataque israelense matou tr�s milicianos dedicados � fabrica��o dos foguetes artesanais Qassam. Outros tr�s morreram esta madrugada, abatidos pelo Ex�rcito de Israel, segundo fontes da Jihad em Jebalia.



Porta-vozes da Jihad Isl�mica disseram hoje que seus milicianos retomar�o os ataques suicidas contra Israel.



A representa��o israelense na ONU, em Nova York, apresentou ao Conselho de Seguran�a um protesto contra os ataques palestinos com foguetes Qassam e morteiros.



Israel, disseram fontes diplom�ticas, informou que se reserva o direito de reagir para impedir os ataques.

Nove palestinos morrem em ataques israelenses.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir