Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-12-2007

Americana luta pela guarda de macaco de estimação
O animal foi aprisionado pelas autoridades em maio.
Americana luta pela guarda de macaco de estimação
Foto: Karin Zeitvogel/AFP

A saga de um pequeno macaco capuchino vem refletindo a nova dimensão do direito dos animais nos Estados Unidos: sua dona briga na justiça para manter a guarda do bichinho como se fosse a de um filho.

"Se ele pudesse falar diria para mim: 'muito obrigada por ter lutado para que eu voltasse para casa'", assegura Elyse Gazewitz, dona de Armani de 19 meses.

O animal foi aprisionado pelas autoridades em maio, com base numa nova lei do condado de Montgomery que não permite a posse de animais desse tipo.

"Liguei para a responsável de um abrigo para animais para pedir conselhos sobre as frutas e nozes que Armani podia comer. Apenas fiz isso e ela me denunciou aos serviços de controle animal", explicou Gazewitz.

No dia seguinte da ligação, a polícia e os serviços veterinários compareceram à casa de Gazewitz para confiscar o macaco e levá-lo a um zoológico.



"Me deram 15 minutos para dizer adeus a ele", afirmou.



Começou, então, uma batalha judicial de sete meses para recuperar a custódia do animal.



Na semana passada, um juiz do condado finalmente ordenou o regresso de Armani para casa.



A vitória de Armani e de outros processos em curso mostram que a interpretação das relações entre humanos e animais está mudando nos Estados Unidos, para dar mais valor aos vínculos emocionais.



"É meu companheiro, meu melhor amigo, minha família. É um rapaz gentil que não merecia este pesadelo", assegura Gazewitz, enquanto o macaco sobe no seu ombro e lhe dá um beijo na bochecha.

Americana luta pela guarda de macaco de estimação.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir