Categoria Policia  Noticia Atualizada em 18-12-2007

Vereadores já discutem volta das portas giratórias aos banco
Seis dias após retirada ter sido aprovada, vereador apresenta projeto para que elas voltem.
Vereadores já discutem volta das portas giratórias aos banco
Foto: Divulgação

Seis dias após a votação que determinou o fim das portas giratórias nos bancos de São Paulo, o vereador Francisco Chagas (PT) protocolou um projeto de lei para que elas sejam mantidas. A intenção do parlamentar é que o texto seja votado logo após o recesso de janeiro, a tempo de evitar que a maioria das portas sejam retiradas.

A lei para retirada das portas havia sido vetada em 2005 pelo então prefeito José Serra (PSDB). Na semana passada, vereadores votaram e derrubaram o veto. O presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Rodrigues, deve sancionar o texto na próxima semana e, a partir de então, os bancos têm até 120 dias para se adequarem.

"As que forem retiradas terão que ser recolocadas. O projeto é baseado na análise dos dados que o sindicato (dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região) apresentou e que indica que o número de mortes durante o período em que os bancos utilizaram as portas diminuiu", argumenta. "Não temos razões para retirá-las, mas para mantê-las. É um problema de segurança."

Chagas não vê problemas em apresentar um projeto de lei diferente menos de uma semana após o que prevê a retirada das portas passar pela Câmara. "O processo é dinâmico."

Antes do projeto de lei ser protocolado, o sindicato organizou um protesto com atores em frente à Câmara Municipal. Fantasiados de bandidos, eles simularam o assalto a um banco, simbolizado por um banquinho de madeira. O ato contou até com réplica de porta giratória em miniatura e um Papai Noel vestido de vereador que tirava o presente das pessoas em vez de dar.

No começo da tarde, o presidente do sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antônio Carlos Rodrigues (PR), para discutir o assunto. O parlamentar disse que teria que sancionar a lei.

Além da manifestação, os bancários pretende, assim que a lei for oficializada, entrar na Justiça alegando que ela é inconstitucional, já que a segurança de bancos é determinada por lei federal. Foi com este argumento que Serra havia vetado o texto em 2005.

Vereadores já discutem volta das portas giratórias aos banco.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir