Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 18-12-2007

Sobram vagas em centros de recrutamento do país
Dezembro é um dos melhores períodos do ano para conseguir um emprego
Sobram vagas em centros de recrutamento do país
Foto: www.maratimba.com

Dezembro é um dos melhores períodos do ano para conseguir um emprego. Nesta época as pessoas fogem dos Centros de Apoio ao Trabalho (CATs) da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo. Por isso, sobram vagas, já que a procura por trabalho caiu pela metade nos postos de atendimento da prefeitura.

Segundo os CATs, o momento para conseguir uma oportunidade, sem muita concorrência, é justamente agora porque em janeiro a procura por emprego dobra.

Vanessa Rocha, desempregada, estranhou as cadeiras vazias na fila do emprego em São Paulo. "Já vim aqui e a fila era enorme. Não consegui uma vez nem pegar senha."

Vagas que eram preenchidas em até três dias estão ficando duas semanas em aberto.
"Existe essa crença de que no final do ano empresas fecham, não contratam mais, o que não é verdade. Comércio e serviços estão fervendo", diz Izilda Leal Borges, gerente de atendimento.

Segundo os órgãos de recolocação, outros motivos para a queda no movimento são o trabalho temporário e as viagens de fim de ano.

Adriana Soares, que está desempregada, sentiu que a concorrência seria menor agora e veio atrás de emprego. "O pessoal dá uma relaxada, acha que não vai conseguir nada, e eu vim tentar a sorte."

Wesley da Cruz não teve chance de relaxar. "Tô precisando casar. Minha mulher tá enchendo o saco, a mãe, o pai dela, já tão em cima. Então não tem jeito."

Outros estados
A situação se repete em outros lugares do país. No Ceará, a procura por emprego nos postos de atendimento do estado caiu 15%. Falta gente para vagas de garçom, recepcionista, segurança e operador de telemarketing.

No Rio Grande do Sul, a queda é de 30%. Há emprego pra engenheiro civil, programador e técnico em enfermagem.

No Distrito Federal, Goiás e na Bahia, o número de pessoas atrás de trabalho teve queda de 50%. São quase 5.800 vagas disponíveis.

Sobram vagas em centros de recrutamento do país.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir